Na manhã do dia 2 de setembro de 2022, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a cerimônia alusiva ao compromisso dos militares nomeados ao primeiro posto do oficialato, solenidade que marca o momento a partir do qual os novos oficiais juram, perante a Bandeira do Brasil e por sua própria honra, cumprir os seus deveres, dedicando-se inteiramente ao serviço da Pátria.
Na oportunidade, participaram da formatura 74 Oficiais das mais diversas especialidades, além dos grupamentos que compõem a Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).
A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença de amigos e familiares dos militares recém-promovidos ao posto de 2º Tenente.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Diretor-Geral, referindo-se aos compromitentes, ressaltou: “Essa data fica marcada em todos nós, pois sintetiza os esforços que empreendemos para nos tornarmos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). Tenham em mente que este é o início de uma empolgante jornada. Não temam o futuro, cumpram os seus deveres com eficiência. A nossa carreira é construída com muito suor e abnegação. Todavia, ela recompensa todos aqueles que se dedicam inteiramente ao serviço da Pátria. Sirvam de exemplo de comprometimento para os seus subordinados e labutem, arduamente, para o sucesso da missão de sua Organização. Essas posturas arrastarão os indecisos nas horas difíceis”.
Para a Tenente Verena Reis, “participar deste momento foi um presente de Deus, uma vitória conquistada graças aos anos de estudo que me fizeram chegar até aqui, o auxílio da minha família e dos amigos de turma que vivenciaram cada desafio com espírito de corpo. Ver a emoção, civilidade e patriotismo estampados em cada olhar foi indescritível. Fazer parte da FAB é realizar um sonho em conjunto”, finalizou.
Fonte: CPORAER, por SO Julio Lemes
Revisão: Tenente Carolina Redlich
Imagens: 3S Neves