Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA participa de desfile cívico-militar em celebração ao Bicentenário da Independência do Brasil
Início do conteúdo da página

No dia 7 de setembro de 2022, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participou do tradicional desfile cívico-militar que, neste ano, comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e do Vice-Diretor Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, além de demais autoridades militares e civis, como o Deputado Federal Eduardo Cury e o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias.

A cerimônia teve início às 8 horas da manhã com o hasteamento do Pavilhão Nacional, realizado pelo Tenente-Brigadeiro Medeiros que comentou: “Depois de dois anos de pandemia, é uma alegria voltar a celebrar o dia 7 de setembro, um momento extremamente significativo para todos nós, cidadãos, pois reforça valores essenciais, como o patriotismo e o orgulho de ser brasileiro”.

Abrindo o desfile militar, a banda de música do DCTA encantou a todos os participantes, que também prestigiaram a passagem da Bandeira Nacional, o estandarte do DCTA e o grupamento de Bandeiras Históricas que simbolizam os elementos mais significativos da história do país.

Em seguida, o público admirou a tropa armada da Guarnição de São José dos Campos empunhando o fuzil modelo HK-33, formada pelos militares do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) e, posteriormente, o esquadrão composto por alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Em celebração aos 40 anos do ingresso da mulher militar na Força Aérea Brasileira (FAB), o grupamento feminino do DCTA também marcou presença, seguido da tropa de Aeronavegantes.

Para a Monitora da Patrulha Pinguim do Grupo de Escoteiros Cassiano Ricardo, Lorena Figueiró Torresani, de 12 anos, “participar desse dia especial é um privilégio e me incentiva a lutar pelos meus sonhos e pelo meu país”.

O fechamento do desfile da Força Aérea Brasileira ficou por conta do pelotão de Cães de Guerra e do subgrupamento de Infantaria, representando a tropa terrestre da Aeronáutica.

Um dos momentos mais marcantes se deu quando o público foi surpreendido com o desfile aéreo das aeronaves T-27 Tucano do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), seguido pelas aeronaves A-29 Super Tucano (do Esquadrão Grifo de Porto Velho- RO) e T-25 Universal da Academia da Força Aérea.

“Para nós é uma honra estar aqui, em família, e proporcionar para as crianças esse momento único. É a primeira vez das meninas em um desfile de 7 de setembro e ver a empolgação delas nos enche de orgulho”, comentou César Moraes, que levou a esposa e as filhas para participarem do evento.

Também desfilaram, na ocasião, grupamentos motorizados representando a Polícia Militar, a Polícia Técnico-Científica, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de outras importantes instituições e escolas públicas.

O Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, reforçou a importância dessa data histórica: “É uma oportunidade de refletirmos sobre nossos direitos e deveres, sobre o nosso papel na construção de um Brasil melhor. A participação do DCTA é fundamental, pois o desfile militar aflora nosso sentimento de amor à Pátria”.

O Deputado Federal, Eduardo Cury, endossou a relevância da comemoração ao afirmar que: “Fui de uma geração na qual as crianças cantavam o Hino Nacional e o Hino da Independência na escola. Hoje nós precisamos resgatar determinados princípios que as Forças Armadas e a educação militar ensinam, tais como respeito, hierarquia e disciplina, o que, na minha visão, são valores que servem como base para a construção da sociedade”.

Bicentenário da Independência


Oficialmente, a data remete ao ano de 1822, quando ocorreu o evento conhecido como "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi aclamado D. Pedro I, Imperador do Brasil, sendo coroado e consagrado em 1º de dezembro de 1822. Assim, o país passou a ser conhecido como o Império do Brasil.

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich

Imagens: DCTA, por Cabo J. Alves

Fim do conteúdo da página