Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IEAv participa de conferência internacional de computação nos EUA
Início do conteúdo da página

A tecnologia ASA consiste de um ambiente computacional capaz de simular diversos cenários operacionais de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB) para auxiliar o processo de tomada de decisão. Esta solução computacional, desenvolvida como um protótipo permite que os usuários estabeleçam estratégias, parâmetros e decisões de comando para apoiar o desenvolvimento de táticas e procedimentos no contexto aeroespacial para fins de defesa, utilizando simulação. O ASA foi apresentado no Congresso em forma de artigo.

O artigo intitulado “ASA: A Simulation Environment for Evaluating Military Operational Scenarios” foi apresentado pelo 1º Tenente Engenheiro João Paulo de Andrade Dantas que mostrou uma visão geral da estrutura de simulação do ASA, expondo os aspectos mais importantes da arquitetura e as principais aplicações da tecnologia. O Tenente Dantas, que é um dos desenvolvedores do protótipo, destaca a importância da proximidade do projeto da comunidade acadêmica:

“Nesses eventos temos a oportunidade de mostrar pesquisa aplicada na fronteira do conhecimento que estamos desenvolvendo para aplicação direta em soluções para as demandas da FAB. A oportunidade de interagir com outros pesquisadores e especialistas no assunto é essencial para o desenvolvimento de uma tecnologia robusta, capaz de atender diversas demandas do setor aeroespacial brasileiro.”

No evento, o Tenente pôde conhecer pessoalmente o Dr. Douglas Hodson, que participou da conferência como Chair e Keynote Speaker, e é professor do Air Force Institute of Technology (AFIT), e um dos criadores do Mixed Reality Simulation Platform (MIXR), um projeto de software americano de código aberto projetado para apoiar o desenvolvimento de simulação robustas no contexto de defesa, que é utilizado pelo ASA como mecanismo de simulação. Ele acompanhou a apresentação do artigo no Congresso e se colocou à disposição para acompanhar o andamento do projeto.

A versão final do artigo será publicada nos anais do congresso, disponível para leitura nas bases de dados da Springer, uma das mais importantes e respeitadas do mundo. Contudo, a versão preprint do artigo já se encontra disponível no link https://arxiv.org/abs/2207.12084. Ainda, é possível acompanhar alguns trabalhos recentes utilizando a tecnologia ASA como ferramenta de simulação para resolução de problemas no domínio do combate aéreo no link https://portal.asa.cta.br/#publications.

Fonte: IEAv

Revisão: ACS-DCTA

Foto: IEAv

Fim do conteúdo da página