Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Diretor-Geral do DCTA participa de reunião plenária na ABIMDE
Início do conteúdo da página

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, representou o Comandante da Aeronáutica o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior no dia 16 de setembro de 2022, na reunião plenária promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).

Também estiveram presentes o Deputado Federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança, o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD/MD) General de Divisão R/1 Luis Antônio Duizit Brito, o Secretário Executivo da ABIMDE General de Divisão R/1 Aderico Visconte Pardi Mattioli, entre outras autoridades.

A reunião seguiu com um cronograma de palestras sobre assuntos ligados à Indústria de Defesa e Segurança, temas como: “Perspectivas para a Base Industrial de Defesa (BID): Evolução dos Marcos Legais” e “Visão do Ministério da Defesa”. Para o Deputado Federal Luiz Philippe, “precisamos de projetos estratégicos de longo prazo, o que envolve financiamento e novos produtos e serviços ativos para capacitar as Forças Armadas”, comenta.

O Brigadeiro Medeiros destacou a disponibilidade do DCTA e do Comando da Aeronáutica para apoiar as indústrias de defesa. “Nossa estrutura e a expertise dos profissionais dos nossos institutos sempre contribuíram para o desenvolvimento de nossa Base Industrial de Defesa (BID). Temos o ITA que representa a Academia, o apoio do Estado e a relação com as indústrias, ou seja, um terreno fértil para buscarmos resultados expressivos no ambiente da tríplice hélice”.

Após o plenário, foi realizada uma visita institucional nas instalações da Mac Jee, empresa que está há mais de uma década no mercado.

Com um portfólio diversificado em soluções de defesa e materiais energéticos, a Mac Jee destaca-se pelo potencial e capacidade em desenvolver produtos de alta qualidade e com tecnologia exclusiva. Atua nos segmentos de Defesa e Aeroespacial e é responsável por todo o ciclo de produção, garantindo autonomia total aos seus clientes.

A voz das indústrias de Defesa e Segurança

Atuando como "A voz da Base Industrial de Defesa e Segurança", é reconhecida oficialmente como a principal Associação do setor. A ABIMDE promove e valoriza as empresas nacionais dentro do território nacional e no exterior, e tem participado ativamente de todas as fases da 'vida' dos produtos e serviços de suas associadas. Isso a torna um importante vetor de conhecimento sobre o setor. São mais de 35 anos atuando na disseminação do valor das empresas brasileiras, por meio de eventos, contatos e relacionamentos com todas as esferas governamentais - federal, estadual e municipal - apresentando os anseios dos empresários e desafios a serem suplantados. Comprometida com o empresariado do setor de defesa e segurança, com a melhoria socioeconômica do país e trabalhando continuamente em prol da soberania nacional, do desenvolvimento e da paz, a ABIMDE se destaca neste seu importante papel.

Fonte: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo
Fotos: Acervo ABIMDE

Fim do conteúdo da página