Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Aluno do ITA é premiado em concurso internacional
Início do conteúdo da página

Doutorando do curso de Engenharia Eletrônica e Computação do ITA é agraciado com honraria do Committee on SPAce Research (COSPAR)

Recentemente, a Assembleia Geral do Committee on SPAce Research (COSPAR) anunciou os agraciados com a honraria denominada “Outstanding Paper Award for Young Scientists”, um prêmio que é concedido a cada biênio aos trabalhos científicos mais atrativos elaborados pela nova geração, autores com menos de 31 anos de idade.

O Committee on SPAce Research é uma organização científica interdisciplinar que visa promover em nível internacional a pesquisa científica espacial, e grande parte dessas iniciativas se transformam em programas colaborativos internacionais. A Assembleia Científica COSPAR é reconhecida como o principal fórum para apresentar os resultados mais importantes da pesquisa espacial.

Nesta edição, apenas 8 trabalhos foram recomendados pelo comitê denominado “Space Studies of the Upper Atmospheres of the Earth and Planets Including Reference Atmosphere”. O doutorando do curso de Engenharia Eletrônica e Computação do ITA, Área de Telecomunicações, membro do projeto INCT GNSS NavAer, André Luiz Almeida Silva, foi um dos autores eleitos para a premiação. O trabalho “Evaluation of the dusk and early nighttime Total Electron Content modeling over the eastern Brazilian region during a solar maximum period”, publicado em março de 2021, no periódico internacional Advances in Space Research, foi um dos escolhidos.

Esta pesquisa foi resultado de sua dissertação de mestrado orientada pelo Doutor Alison Moraes, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e o Doutor Jonas de Sousa dos Santos, pesquisador do Projeto SPORT do Centro Espacial ITA (CEI). O trabalho científico empregou modelos ionosféricos e dados da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS para avaliar a representação espaço-temporal da distribuição do plasma ionosférico e do conteúdo eletrônico total sobre a região brasileira. A pesquisa visa aumentar a capacidade de representação da ionosfera sobre o Brasil, onde o clima espacial apresenta idiossincrasias que provocam erros de posicionamento, auxiliando na elaboração de métodos de mitigação de suporte ao desenvolvimento de sistemas de melhoria de precisão, bem como na elaboração de abordagens preditivas e sistemas de alerta para usuários de aviação.

“Esse reconhecimento é de grande relevância para o ITA e para as pesquisas na área espacial desenvolvidas aqui. A COSPAR desempenha um papel central na promoção da pesquisa espacial no mundo. Estarmos integrados a este grupo de pesquisadores nos enche de orgulho e perspectivas de crescimento”, declarou o Tecnologista Sênior do IAE, orientador do aluno no Programa de Pós-graduação em Engenharia Eletrônica e Computação do ITA, Alison de Oliveira Moraes.

Fonte: ITA

Revisão: ACS-DCTA

Foto: ITA

 

 

Fim do conteúdo da página