Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza marcha a pé com seu efetivo
Início do conteúdo da página

No dia 23 de setembro de 2022, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou uma marcha a pé, exercício operacional que envolveu o efetivo de diferentes organizações militares (OMs). O evento teve a participação do Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, demais Oficiais Generais e Comandantes de OM, contando com aproximadamente 330 pessoas, entre militares e civis.

Após o hasteamento do Pavilhão Nacional e do briefing ministrado pelo Comandante do grupamento, Cel Inf Marcheti, a tropa iniciou a primeira etapa do trajeto e, depois da pausa para o alto-horário, começou o percurso de retorno, ambos realizados na área interna da GUARNAE-SJ, totalizando cerca de 10 km.

“Devido ao período de pandemia, ficamos mais de dois anos sem atividades dessa natureza. Retomar esse tipo de evento é de fundamental importância para nós, pois potencializa atributos que devem fazer parte da formação e do cotidiano militar, como resistência, espírito de corpo, rusticidade e disciplina”, explicou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Segundo o Cel Marcheti, a marcha a pé é uma operação tipicamente ligada ao militarismo que remonta desde a antiguidade, promovendo a integração da tropa e o desenvolvimento de novas habilidades, além de reforçar o amor ao ofício de servir à Pátria.

“Participar desse exercício é uma oportunidade de aprimorar o condicionamento físico e trabalhar preceitos que são inerentes à nossa profissão, pois nos remete às doutrinas aprendidas e vivenciadas no ambiente militar, fortalecendo a unicidade que temos enquanto instituição”, concluiu a Tenente Priscila Cordeiro.

Fonte: DCTA, por Tenente Carolina Redlich

Fotos: IAE, por Sargento Frutuoso

 

Fim do conteúdo da página