Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza reunião do Planejamento Baseado por Capacidade (PBC)
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, representando o Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, sediou a abertura da reunião do Planejamento Baseado por Capacidade (PBC) do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), que ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro de 2022.

Na ocasião, estiveram presentes o Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar José Ricardo de Meneses Rocha e o Chefe da Sétima Subchefia do EMAER, Brigadeiro do Ar Roberto da Cunha Follador.

As Jornadas do PBC fazem parte do estabelecimento do método PBC junto aos Órgãos de Direção Setorial e de Assessoria (ODSA) que é preconizado na Diretriz de Implantação do PBC no COMAER, DCA 11-28/2021.

“No ano passado, fizemos a primeira jornada onde vimos a parte das soluções de inovação para as áreas de Antiaérea e de Supressão da Defesa Aérea inimiga. Estamos vindo para uma nova tarefa com outras ações”, afirmou o Brigadeiro Meneses. Esta Segunda Jornada se ateve a soluções inovadoras para três áreas: Posto de Comunicação Aeroespacial, Reconhecimento Aeroespacial e Vigilância Aérea.

Para o Brigadeiro Luciano, o evento foi muito oportuno, pois o DCTA e suas Organizações Militares subordinadas, puderam corroborar para o aprimoramento do processo do PBC e para a aproximação entre o desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e questões operacionais da FAB. “O PBC tem potencial de balizar as proposições futuras de projetos de desenvolvimento em CT&I, além de colimar o esforço das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) do COMAER para resultados cada vez mais tangíveis à missão da Força Aérea Brasileira”, concluiu.


Fonte: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo

Fotos: Sargento Peterson

Fim do conteúdo da página