Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza reunião de acompanhamento de Interface RAI
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em Alcântara - MA, recebeu a visita dos representantes da Startup Espacial sul-coreana INNOSPACE, que ocorreu de 26 a 28 de setembro de 2022.

O objetivo desta visita foi a realização da Reunião de Acompanhamento de Interface (RAI) da Operação Astrolábio. Estiveram presentes integrantes do DCTA, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Na ocasião, a equipe envolvida analisou a viabilização do lançamento do HANBIT-TLV, previsto para dezembro de 2022, um foguete híbrido de 15 toneladas e de impulso de estágio único que levará a bordo a carga útil SISNAV, projeto desenvolvido pelo IAE, resultado do acordo firmado entre a empresa sul-coreana e DCTA no início deste ano.

Em dezembro, será realizado o primeiro voo de teste suborbital para validar o motor do HANBIT-TLV. Durante o mesmo será verificado se o sistema do SISNAV funciona adequadamente em ambientes específicos como vibração, choques e altas temperaturas que ocorrem no trajeto. A empresa também possui vários outros foguetes que poderão ser empregados em Alcântara, capazes de transportarem cargas úteis em voos orbitais.

Durante a visita ao CLA, membros da startup sul-coreana visitaram as instalações operacionais do Setor de Preparação e Lançamento (SPL) e o Centro de Controle Avançado (CAV), além de sistemas de radar e telemetria.

Para o Coordenador Geral da Operação Astrolábio, Coronel Fontes, “esse encontro entre as equipes técnicas da Coreia do Sul, São José dos Campos e Alcântara fez com que várias perguntas e respostas fossem antecipadas, no sentido de mitigarmos problemas que só teríamos noção em novembro, antes do lançamento, previsto para dezembro. A reunião de acompanhamento de interface é importante para isso, para vislumbrar problemas, se antecipar a eles ou gerar ações paliativas, para que, na hora da operação, seja necessário fazer o mínimo de correções”, finaliza.

Sobre a Innospace

A Innospace foi fundada em 2017 na Coréia do Sul pelo engenheiro aeroespacial Soo Jong Kim na cidade de Sejong, localizada a aproximadamente três horas da capital Seul. É também lá onde fica o Centro Aeroespacial de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. A outra instalação da companhia está em Cheongjiu, onde ocorrem os testes com os veículos e motores.

A startup nasceu na esteira do crescimento do mercado de pequenos satélites e com o objetivo de baratear o acesso ao espaço, com serviços de lançamento confiáveis de baixa latência.

Fonte: CLA, por Tenente Andreza

Revisão: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo

Fotos: CLA

Fim do conteúdo da página