Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza entrega de doações ao GACC e ao GAPC em São José dos Campos
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), entregou, no dia 11 de novembro, cerca de 486 garrafas de água de 500 ml, 30 garrafas de água de 1 litro e várias caixas de chocolates ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) e para o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), instituições localizadas em São José dos Campos – SP. Foram entregues 300 kilos de alimentos e 20 pacotes de fraldas geriátricas.

As doações fizeram parte da ação solidária que aconteceu no mês de novembro, quando foi promovido o Concerto Sinfônico da Banda de Música do DCTA alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), realizado na Igreja da Cidade em SJC.

O GACC é um complexo clínico-sócio-hospitalar, multidisciplinar e especializado para atender crianças e jovens com câncer entre 0 e 19 anos incompletos, em toda a região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. É o único em toda a região que possui uma equipe médica e multidisciplinar especializada em oncologia infantojuvenil, além de equipamentos de última geração e excelente estrutura física, sendo referência nacional na qualidade do tratamento realizado.

Os pacientes em tratamento oncológico precisam consumir água constantemente, uma vez que a hidratação ajuda a diminuir a toxidade dos rins e demais órgãos, eliminando assim as substâncias tóxicas oriundas do processo de quimioterapia e radioterapia.

O GAPC é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar os portadores de câncer e suas famílias, fornecendo medicamentos, próteses, fraldas, suplementos alimentares, atendimentos psicológico, fisioterapêutico, nutricional e orientação jurídica, palestras, cursos e orientações sobre recursos e direitos. Tem importantes projetos sociais como o Projeto Prevenir, um ônibus consultório para prevenção de câncer bucal, de pele e de mama.

Para Giovanna Barrios, Relações Públicas do GAPC, “os eventos beneficentes como este realizado pelo DCTA são de extrema importância, pois auxiliam as pessoas em suas necessidades no tratamento, além de dar visibilidade para o Instituto, contribuindo para atrair outros doadores. A ONG só funciona quando a sociedade está junto”, finaliza.

Fonte: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo

Fotos: DCTA, por Cabo J. Alves

 

Fim do conteúdo da página