Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza Workshop sobre Sistemas de Navegação Inercial
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, nos dias 10 e 11 de novembro, o workshop sobre Sistemas de Navegação Inercial. A abertura do seminário aconteceu no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Prédio da Engenharia Civil e foi presidida pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti e pelo Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos da Defesa (DECTI/SEPROD) General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes.

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro Frederico Casarino, entre outros militares e civis da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e da Forca Aérea Brasileira (FAB).

Um sistema de navegação inercial é um sistema autônomo que usa sensores e equipamentos para calcular de forma precisa e continua a posição, a orientação e a velocidade de um objeto sem a necessidade de outras formas de navegação como o sistema de posicionamento global (GPS). Ele pode ser usado em ambiente espacial, terrestre ou aquático para calcular trajetórias com variações mínimas, o que torna atraente o uso dessa tecnologia para a aplicação aeroespacial.

O objetivo deste evento permitiu realizar uma reunião entre os principais stakeholders das suas respectivas áreas, de maneira a ampliar o debate e a interação e antever iniciativas e soluções que permitem alcançar, de maneira sólida e célere os objetivos delineados para as áreas de Defesa relacionada com os Sistemas de Navegação Inercial.

Para o Coronel La Sagra, responsável pela organização no DCTA, “este workshop serviu para abrilhantar os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento executados nas Instituições Científica Tecnológica e de Inovação (ICT) do DCTA, nesta área tão crítica e importante para a Ciência e Tecnologia Aeroespacial, pois esses sistemas inerciais são os cérebros dos veículos lançadores de satélites, essenciais para a expansão do Programa Espacial Brasileiro. Além disso, a interação com os projetos similares das outras Forças Armadas e a possibilidade de troca de experiência e potenciais pesquisas conjuntas somente demonstra a importância e o valor da iniciativa”, finaliza.

Fonte: DCTA, por Tenente Priscila Scarparo

Fotos: ITA, por Sargento Roberto

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página