Diretora-Presidente do IPT ministrou palestra com enfoque sobre a Engenharia do Futuro
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou na manhã desta segunda-feira (6) mais uma edição da tradicional Aula Magna, que marca oficialmente o início de um novo ano letivo no Instituto. Ministrada no Auditório Professor Francisco Antonio Lacaz Netto, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), a cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, além de alunos do primeiro ano da graduação e membros do efetivo do ITA.
A presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Professora Doutora Liedi Legi Bariani Bernucci, foi a palestrante convidada. Primeira mulher a ministrar uma Aula Magna na história do ITA, possui graduação em Engenharia Civil pela escola politécnica da Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia Geotécnica, também pela USP, e doutorado em Engenharia de Transportes de forma conjunta pela Universidade de São Paulo e pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça.
Durante sua apresentação, a Doutora Liedi Bernucci falou sobre a importância da Engenharia para o futuro do Brasil e a necessidade deste caminho de ser trilhado o quanto antes, ainda no presente. “A engenharia pode ser protagonista na criação de uma sociedade mais sustentável. Os engenheiros dominam uma plêiade de temas e de conhecimento, e alargarão as fronteiras do conhecimento para termos novas tecnologias, materiais e processos para enfrentar os desafios complexos que a humanidade e o planeta enfrentam, trabalhando para criar um futuro melhor para todos”, apontou a palestrante.
O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, parabenizou a condução da Aula Magna e, se dirigindo aos novos alunos do ITA, afirmou que a soma de seus talentos é o que os levará a encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento do nosso país. “Em São José dos Campos observamos na prática o modelo da tríplice hélice, com a interação da Universidade, do Governo e da Indústria, trabalhando em prol do desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, completou.
O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, aproveitou para celebrar o início de mais um período de estudos. “Saímos daqui cheios de inspirações com base nos conhecimentos transmitidos pela professora Bernucci, e esperamos que isso reflita nos próximos meses de dedicação e aprendizado”, comemorou o reitor.
Homenagens
Durante a Aula Magna também foram entregues honrarias para formandos de graduação e pós-graduação que se destacaram no ano letivo de 2022. Entre os agraciados está a Engenheira de Computação Ana Paula Lopes Schuch, que obteve melhor desempenho entre todos os estudantes do último ano, recebendo o prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa e o Prêmio Força Aérea Brasileira.
Para a Engenheira, um momento de extrema felicidade e a materialização da dedicação dos últimos anos. “Eu sempre me inspirei em Iteanas que se formaram antes de mim, que foram importantes durante o meu percurso, então creio em um aspecto de incentivo também para outras mulheres”, apontou.
Além dos Prêmios oferecidos pelo Ministério da Defesa e pela Força Aérea Brasileira, as empresas Litoral Engenharia e Desenvolvimento, Business Propulsion LAB, Embraer, Boeing e a Fundação Casimiro Montenegro Filho, apoiaram a cerimônia agraciando formandos de destaque.
Representatividade
O marco positivo de ser a primeira mulher ministrando a Aula Magna do ITA se deu na semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Em sua fala, Professora Liedi aconselhou aos novos estudantes sobre a importância de estudar a história do Instituto do qual fazem parte, para conhecer o caminho trilhado por quem os antecedeu. “Eu sempre tive uma admiração enorme pelo ITA, mas na minha época mulheres não eram admitidas. Hoje fico muito feliz em ver como elas são tão bem acolhidas e inseridas”, apontou.
No ITA as primeiras alunas chegaram a partir de 1996 e de lá para cá o efetivo feminino tem marcado uma presença cada vez maior. Neste mesmo ano, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), ingressaram as primeiras Cadetes Intendentes, que atingiram o posto de Coronel em 2017.
Na Força Aérea Brasileira (FAB) são mais de 40 anos de presença feminina, tendo hoje cerca de 10 mil militares mulheres exercendo diversas funções em prol da soberania aérea nacional e de toda a nação.
Fonte: ITA, por Asp Leonardo
Foto: DCTA, por Cabo J.Alves