Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Departamento de Ciência Tecnologia Aeroespacial celebra 54º aniversário
Início do conteúdo da página

Cerimônia Militar contou com imposição de medalhas de ouro, prata e bronze por bons serviços prestados

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, nessa sexta-feira (17), em São José dos Campos (SP), o ato alusivo à comemoração dos 54 anos de criação. O evento foi presidido pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, acompanhado pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, de ontem, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla.

Participaram do evento, também, Oficiais-Generais do DCTA e do Exército Brasileiro, Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e convidados.

Em nome do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, o Brigadeiro Engenheiro Luciano, leu a Ordem do Dia que destacou os 54 anos de história dessa instituição pelos exemplos de pioneirismo e amor à profissão que ajudaram a construir o nome deste Departamento.

“Ressalto que, assim como a inovação tecnológica não advém sem o conhecimento científico, o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação não é possível sem a vital interação entre Governo, Indústria e Universidade, e, aqui, em São José dos Campos, temos o privilégio de ter ao alcance dos olhos a aplicação prática do modelo de tríplice hélice”, disse.

Condecoração

Foram agraciados com a Medalha de Tempo de Serviço 16 militares que completaram 30, 20 e 10 anos de serviços prestados. A condecoração, criada pelo decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB), em serviço ativo.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, parabenizou os homenageados durante a Cerimônia Militar. “Finalizo, parabenizando e agradecendo aos membros honorários, bem como aos homenageados com a imposição da Medalha Militar de Tempo de Serviço pela valiosa contribuição em prol do engrandecimento da Força Aérea Brasileira”, disse.

Membros honorários da FAB

O título honorífico “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira ”tem a finalidade de distinguir civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros,  estranhos  aos quadros do Comando da Aeronáutica, que tenham prestado relevantes serviços à Aeronáutica brasileira.

Na ocasião, foram agraciados o Senhor Fábio Leandro Ramos, Vereador da Câmara Municipal de São José dos Campos; a Senhora Leila Eunice Apse Paes, Pastora Líder da IC em São José dos Campos e da Rede de Igrejas da Cidade e o Senhor Sidney Ribeiro de Paulo, Agente Administrativo da Prefeitura de São José dos Campos.

Departamento de Ciência Tecnologia Aeroespacial

Criado em 14 de março de 1969, com a denominação de Comando-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento, passando em 30 de abril de 2009, a ser chamado de Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). 

O DCTA é uma organização militar do Comando da Aeronáutica (COMAER), responsável pela consecução da política aeroespacial brasileira, além de planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação.

Hoje, o DCTA com suas organizações militares, atuam nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento de projetos aeronáuticos, espaciais e de defesa, infraestrutura e apoio operacional.

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges
Fotos: DCTA, por Ten Daniela, Sgt Anderson, Sgt Neves e SC Heglas

Fim do conteúdo da página