Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Doutoranda do ITA vence competição global para estudantes empreendedores
Início do conteúdo da página

Estudante foi destaque com iniciativa que busca soluções ao agronegócio

Durante a Competição Global de Estudantes Empreendedores (GSEA, na sigla em inglês), a aluna de doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Thais Cardoso Franco, foi destaque e se consagrou campeã da etapa nacional do evento. Com o enfoque na busca por soluções inovadoras para o agronegócio, ela fundou a empresa de serviços espaciais Quasar.

Após o resultado na competição, a estudante comemorou a conquista e também as oportunidades que obteve nos últimos meses. “Essa está sendo uma ótima oportunidade para divulgar minha empresa e obviamente a instituição que sou doutoranda”, afirmou.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, também celebrou a conquista. “Essa é uma competição voltada para estudantes que possuem ou operam um negócio enquanto frequentam a faculdade e esse resultado mostra que o ITA está no caminho certo para o desenvolvimento do país”, disse.

Agora, Thais se prepara para a etapa mundial do campeonato, prevista para acontecer em maio na África do Sul.

Iniciativa

Segundo a página da empresa na internet, a Quasar Space busca aliar tecnologias de imageamento em alta resolução proporcionadas por modernos satélites a partir de imagens multiespectrais e de radar de abertura sintética com a interconexão digital multiprocessos em nuvem para tratamento de dados via Inteligência Artificial.

A empresa também possui produtos integrados para o monitoramento climático e operacional de portos, da qualidade das águas de mares, rios e reservatórios para empresas de saneamento básico e acompanhamento de reposição florestal e de desmatamento, viabilizando a comercialização de créditos de carbono e certificados compatíveis com o novo marco regulatório europeu (EU Taxonomy).

No atual momento, a Quasar Space está sendo incubada pela INCUBAERO, uma incubadora de empresas e projetos, criada pela Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) para desenvolver o setor aeroespacial, com a parceria do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e de entidades de fomento tecnológico.

Fonte: ITA, por Asp Leonardo
Foto: ITA

 

 

Fim do conteúdo da página