No dia 20 de abril de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, foi convidado pela EMBRAER para acompanhar o andamento de novos projetos da empresa no segmento aeroespacial. Na ocasião, também estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Chefe do Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos do DCTA, Coronel Aviador Manuel Antônio de La Sagra Fagundes Perez e o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa.
Considerando o histórico de cooperação entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a EMBRAER, a comitiva do DCTA participou de reuniões nas quais foram apresentadas novas soluções em mobilidade aérea, além de outras iniciativas da empresa.
Para o Tenente-Brigadeiro Medeiros, “esse encontro fortalece o vínculo institucional e ratifica a sólida e importante relação entre o DCTA e a EMBRAER, pois parcerias dessa natureza são de suma relevância na busca por soluções cada vez mais inovadoras. Estamos comprometidos em trabalhar juntos na construção de modelos de negócios estratégicos, afinal o DCTA tem muito a contribuir no que tange ao desenvolvimento de projetos para enfrentar os desafios do segmento aeronáutico no futuro. Transformar pesquisa em produtos e serviços para a nação, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento do país, faz parte da nossa missão", explicou.
Acompanhado do Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico, Luis Carlos Affonso; do Presidente & CEO Embraer X, Daniel Moczydlower; do Diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Maurílio Albanese e outros representantes da empresa, o Diretor-Geral do DCTA realizou, na unidade Ozires Silva, um plant tour no hangar F-60 e F-220, onde acontece a montagem da fuselagem e asas das aeronaves comerciais, além dos acabamentos finais.
Posteriormente, a comitiva se dirigiu para a unidade Eugênio de Melo com o objetivo de conhecer o simulador do KC-390, aeronave de transporte tático multimissão de última geração projetada para operações militares e humanitárias em diversas condições e ambientes, e do eVTOL, aeronave elétrica autônoma, desenvolvida com tecnologia disruptiva e sustentável, que tem como principal objetivo transformar a experiência dos usuários nas viagens aéreas urbanas. Esses simuladores são importantes ferramentas para o treinamento de pilotos e para o desenvolvimento de novas tecnologias em aviação.
Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges e Ten Carolina Redlich
Foto: DCTA