Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Diretor-Geral do DCTA realiza reunião com a empresa Visiona Tecnologia Aeroespacial
Início do conteúdo da página

No dia 18 de maio de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, foi convidado pela empresa Visiona Tecnologia Espacial para uma visita institucional.

Na ocasião, também estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti e o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa.

Acompanhado do Presidente da Visiona, João Paulo Rodrigues Campos, do Diretor de Programas, Mário Quintino, do Diretor Comercial, Luiz Godinho e outros representantes da empresa, o Diretor-Geral do DCTA realizou um plant tour pelas instalações da Visiona, conhecendo, especificamente, a sala de operações da VCUB1.

O encontro teve início com uma apresentação institucional da Visiona que ressaltou os projetos desenvolvidos na área espacial, entre eles, o VCUB1, primeiro satélite de “Observação da Terra e Coleta de Dados”, projetado pela indústria nacional. Em operação, o satélite será capaz de coletar simultaneamente imagens e dados de comunicação, demonstrando a capacidade da Visiona em planejar sistemas espaciais de alto desempenho.

“Parcerias com empresas que viabilizam tecnologias de vanguarda são fundamentais para o progresso do setor aeroespacial. No Instituto Tecnológico de Aeronáutica  (ITA) formamos engenheiros de alto nível que, quando se juntam às empresas, como a Visiona, fomentam a pesquisa e, consequentemente, o desenvolvimento de soluções inovadoras para o segmento aeroespacial, trazendo benefícios para a sociedade como um todo”, explicou o Diretor-Geral do DCTA.

Sobre a Visiona Tecnologia Espacial

Criada em 2012, a Visiona Tecnologia Espacial é uma associação entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras. Voltada para a integração de sistemas espaciais, a empresa busca atender os objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Foi a responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2018, a Visiona anunciou o programa do primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, o VCUB1, e concluiu, com êxito, o pioneiro Sistema de Controle de Órbita e Atitude de satélites desenvolvido no Brasil, além de fornecer produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite, bem como Aerolevantamento SAR nas Bandas X e P.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J. Alves

Fim do conteúdo da página