Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Solenidades celebram os 73 anos do ITA
Início do conteúdo da página

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) celebrou seus 73 anos com homenagem ao Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, apresentação cultural, inauguração de alojamento estudantil e Cerimônia Militar.

Na quinta-feira (18), aconteceu a inauguração de um busto homenageando o Major-Brigadeiro Pacitti, Iteano da Turma de 1952 e Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica. Durante a cerimônia de descerramento do busto, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, falou sobre a relevância do homenageado para a Força Aérea Brasileira (FAB).

“Não estamos aqui apenas para homenagear o Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica, estamos descortinando uma vida plena de sucessos e ensinamentos. Assim era o Major-Brigadeiro Pacitti, cujo legado de persistência e dedicação na área do ensino deixou marcas profundas naqueles que beberam das águas do seu conhecimento”, declarou.

Após o tributo, foi realizada a abertura de uma exposição de plastimodelismo, doada pelo Engenheiro Mecânico e Piloto Willian Rady. Na sequência, no auditório Lacaz Neto, teve um recital de piano, conduzido pelo músico Hércules Gomes, que se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em seu estilo.

Já no dia 19 de maio, foi marcado pela inauguração do H-8, novo bloco de alojamento estudantil dedicado aos alunos do ITA e a Cerimônia Militar alusiva aos 73 anos de criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A entrega do novo alojamento aconteceu após a finalização das obras, que foram acompanhadas pelo Destacamento de Infraestrutura da Aeronáutica de São José dos Campos (DTINFRA-SJ), sediado no DCTA, que aumentou em 80 vagas a capacidade de acomodação de novos alunos.

Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, esse acréscimo possibilitará o aumento do número de vagas para o vestibular do Instituto. “Sempre que pensamos em expandir a capacidade de recebimento de alunos do ITA, pensamos também na estrutura que é necessária para isso. Acolher estes estudantes com qualidade faz parte da nossa missão e a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Ministério da Educação (MEC) também confiam nisso, tendo nos entregue o suporte necessário para que esse sonho seja possível”, disse o reitor.

A presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), Ana Carolina Vinhas Mioni Rodrigues, representante dos Iteanos na cerimônia, reforçou a importância que o H-8 tem para os estudantes proporcionando maior convivência entre os alunos e a criação de uma integração dentro de um “espírito de corpo”.

“Para qualquer Iteano aluno ou ex-aluno que perguntar sobre o H-8, com unanimidade responderão que o bloco é a sua casa, pois é nesse ambiente que é construído uma atmosfera familiar”, disse Ana.

Por fim, a Cerimônia Militar aconteceu no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, sendo presidida pelo Diretor-Geral do DCTA.  Na ocasião, foram agraciados os servidores civis com mais de 30 e 35 anos de atividades no ITA como forma de prestigiar o trabalho desenvolvido ao longo das décadas. Durante a homenagem, a Pró-Reitora de Pesquisa e Relações Institucionais do ITA, Maryangela Geimba de Lima, admitida no Instituto em 1993, como Professora Assistente na Divisão de Engenharia Civil, celebrou fazer parte dessa história.

“Nesses trinta anos, além de crescimento pessoal, testemunhei também o da própria instituição, apaixonei-me pelo ITA e sua história. Um legado deixado por Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho”, disse Maryangela.

Também foram agraciados Oficiais e Graduados que completaram 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados, recebendo medalha de ouro com passador de ouro, prata com passador de prata e bronze com passador de bronze, respectivamente.

O Reitor do ITA comemorou a possibilidade de celebrar o aniversário junto ao efetivo. “O ITA é feito por pessoas que acreditam no propósito da instituição e trabalham juntas para o sucesso da nossa missão. Toda conquista realizada ao longo desses 73 anos é dedicada àqueles que, como o Marechal Casimiro Montenegro, confiou no trabalho do ITA e se dedicaram para que cada sonho se tornasse possível”, apontou.

O Diretor-Geral do DCTA destacou sobre a oportunidade de homenagear ícones que construíram a história de êxitos da instituição acadêmica na área de engenharia. “Parabenizo o ITA, na pessoa do seu Reitor, o Professor Anderson, enaltecendo a iniciativa dessa programação especial para comemorar os 73 anos desta instituição que forma engenheiros de alto nível e que propagam a história do DCTA”, finalizou.

Fonte: ITA, por Leonardo e DCTA e DCTA, por Alessandra Borges
Foto: DCTA

Fim do conteúdo da página