Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IEAv comemora 41º aniversário
Início do conteúdo da página

No dia 02 de junho, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), comemorou o 41º aniversário do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

A Cerimônia Militar alusiva à criação do IEAv foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, sendo recebido pelo senhor Diretor do IEAv, Coronel Engenheiro Artêmio Relvas de Almeida.

Também participaram do evento o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva, Oficiais-Generais do DCTA, Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), ex-diretores do IEAv e convidados.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Coronel Artêmio, falou da relevância do instituto, que há quatro décadas está na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais no Brasil, desempenhando um papel ímpar no avanço das capacidades do Comando da Aeronáutica (COMAER) em diversificados nichos tecnológicos.

“Esta importante ocasião nos permite refletir sobre as notáveis conquistas e contribuições feitas por esta instituição ao longo dos anos. É um momento ímpar para reconhecer a dedicação, a engenhosidade e o compromisso inabalável com a excelência, com os quais nossos militares, pesquisadores, tecnologistas, analistas, técnicos, assistentes e auxiliares moldaram a história de sucesso do instituto”, disse o Coronel Artêmio.

O Diretor do Instituto, em suas palavras, agradeceu as demais Organizações Militares (OM) do DCTA pelo apoio prestado nas pesquisas e missões do IEAv.

Em continuidade às comemorações, os militares e civis do instituto foram homenageados com placas de reconhecimento referentes aos 10, 20, 30 e 40 anos pelos bons serviços prestados. Essa premiação propõe destacar os membros do efetivo por sua dedicação ao trabalho, profissionalismo, assiduidade e elevado grau de companheirismo e criatividade no desempenho de suas funções. Também receberam condecorações, com a imposição de medalhas, os militares que completaram 10 e 20 anos de serviços prestados.

Sobre o IEAv

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), criado pelo decreto nº 87.247, de 2 de junho de 1982, tem a finalidade de realizar pesquisa básica e aplicada, bem como desenvolver tecnologias experimentais e estudos avançados que lhe forem atribuídos em decorrência de planos e programas estabelecidos pelo DCTA.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J.Alves

Fim do conteúdo da página