Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Pesquisa do ITA cria inteligência computacional para combater a pesca predatória
Início do conteúdo da página

Artigo científico foi publicado em uma das principais revistas internacionais na área da Engenharia

O artigo científico intitulado “A Novel Bias-TSP Algorithm for Maritime Patrol”, produzido por dois alunos egressos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em conjunto com um pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) e um professor da Academia de Defesa Holandesa, foi publicado pela revista americana IEEE Access, referência na área de estudos das Engenharias.

Divulgado em março deste ano, o artigo tem como autores o Tenente-Coronel Aviador Geraldo Mulato de Lima Filho, o Capitão Aviador Guilherme Moura Delfino, o Professor Doutor Angelo Passaro e o Professor Doutor Herman Monsuur. O trabalho científico é uma continuação do artigo intitulado “Time-Critical Maritime UAV Mission Planning Using a Neural Network: An Operational View, que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para classificar embarcações durante a atividade de defesa. Em contrapartida, o novo estudo tem por finalidade desenvolver uma inteligência computacional para realizar, de forma autônoma, o planejamento e a execução de missões de busca às embarcações pesqueiras que estejam realizando pesca ilícita, no litoral brasileiro. O algoritmo desenvolvido nessa pesquisa científica também poderá contribuir nas Ações de Patrulha Marítima e de Reconhecimento Aeroespacial da Força Aérea Brasileira (FAB).

O artigo fez parte da pesquisa de doutorado do Tenente-Coronel Lima Filho, orientado pelo Professor Doutor Angelo Passaro, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG-CTE) do ITA. “A realização de uma busca marítima com um drone oferece diversas vantagens importantes. Primeiramente, os drones podem cobrir grandes áreas de forma rápida e eficaz, pois quando possui uma inteligência computacional associada, realiza o monitoramento otimizado de uma ampla extensão do oceano. Equipados com câmeras de alta resolução e tecnologias avançadas de imagem, os drones podem capturar evidências detalhadas, incluindo registro visual das práticas de pesca ilegal, sem a necessidade de proximidade. Os drones também podem fornecer transmissão de dados, em tempo real, permitindo que as autoridades atuem rapidamente e distribuam recursos de fiscalização estrategicamente”, apontou Lima Filho.

O atual Coordenador do PPGAO, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, destacou que o trabalho acadêmico é um exemplo de tecnologia desenvolvida no ITA que tem aplicação direta na área operacional e na indústria. “O próximo desafio é proteger formalmente essas tecnologias junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), por meio da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com o intuito de integrá-las ao portfólio de ativos de inovação do ITA e da FAB. Isso possibilitará que elas sejam ofertadas na Vitrine de Inovação, além de viabilizarem a transferência da tecnologia, com foco em impulsionar a Base Industrial de Defesa (BID). Deste modo, fica clara a importância do desenvolvimento de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, na área de defesa, pois têm aplicação dual, ou seja, podem ser aplicadas diretamente em outras áreas, como a preservação do meio ambiente e o combate à pesca ilegal”, finalizou.

Acesse o artigo, na íntegra, pelo site da revista científica.

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Fotos: Reprodução / IEEE ACCESS

Fim do conteúdo da página