Entre os dias 05 e 16 de junho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu a EPNER (École du Personnel Navigant d'Essais et de Réceptio), escola francesa de Ensaios em Voo, que visitou, particularmente, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
A visita faz parte de um acordo bilateral Brasil e França, onde pilotos, engenheiros, alunos e instrutores, realizam intercâmbios entre países com o intuito de trocar experiências e atualizar o conhecimento referente à atividade de ensaios em voo.
O objetivo específico da visita francesa foi a realização do trabalho final de conclusão de curso de seus alunos, que constituiu-se na avaliação de uma aeronave nunca voada anteriormente. Realizada na aeronave Embraer Phenom U-100 do IPEV, durante 6 horas de voo os alunos estrangeiros executaram manobras e avaliações sob a supervisão dos pilotos e engenheiros brasileiros.
"O intercâmbio entre as escolas têm grande importância para a formação dos alunos de ensaios em voo, uma vez que estes são avaliados durante os voos por instrutores de outros países", disse o Chefe da Escola de Formação de Ensaios em Voo, Tenente- Coronel Aviador Cantaluppi.
Em complemento, foram realizadas avaliações secundárias nas aeronaves C-95 Bandeirante do IPEV e aeronaves externas C-98 Caravan e IU-50 Legacy, com o apoio respectivamente da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
Sobre a EPNER
A EPNER (École du Personnel Navigant d'Essais et de Réception), escola francesa de Ensaios em Voo, localiza-se na Base Aérea de Istres, na França. Uma das oito principais escolas de ensaios em voo no mundo, a EPNER mantém laços estreitos com outras escolas, tais como a Empire Test Pilots' School (ETPS), na Inglaterra, a U.S. Air Force Test Pilot School (USAFTPS), a The United States Naval Test Pilot School (USNTPS), nos Estados Unidos da América e a Escola de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), no Brasil.
A EPNER foi fundada em 1946 no centro de Ensaios em Voo francês em Brétigny-sur-Orge para treinar equipes especializadas envolvidas em testes de voo, realizando treinamento teórico e prático para permitir que os ensaios das aeronaves fossem conduzidos nas condições mais seguras possíveis.
Com sede em Istres desde 1962, o EPNER é uma divisão subordinada diretamente à Direction des Centres d'expertise et d'Essais (DCE) sob o controle da agência de compras do Ministério da Defesa francês, a DGA (Direction générale de l'armamento). Isso dá à escola uma posição única entre as Forças Armadas e a indústria, por um lado, e entre as atividades de teste dos setores militar e civil, por outro.
Fonte: IPEV, por Cel Cantaluppi
Revisão: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Fotos: IFI, por S2 LIMA