No dia 13 de julho de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu o novo Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, empossado no dia 11 de julho, e o Coordenador Regional de São José dos Campos, Alexandre Macedo de Oliveira para uma visita institucional.
Estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti e o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa.
Para o Diretor-Geral do DCTA, essa visita reforça a importante parceria entre o DCTA e a AEB, construída ao longo de anos de trabalho e em bases sólidas.
“Nossas instituições, trabalhando em conjunto, continuarão a alavancar estratégias para garantir o contínuo progresso do Programa Espacial Brasileiro. Buscamos, cada vez mais, conquistar corações e mentes para apoiarem o setor aeroespacial”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
Durante a reunião, o Diretor-Geral realizou uma apresentação institucional destacando os projetos desenvolvidos pelo DCTA, por meio de seus institutos, que estão na vanguarda da busca por avanços e inovações no campo da ciência e tecnologia aeroespacial. Na oportunidade, também ressaltou o grande sucesso da “Operação Astrolábio”, com o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, marcando a primeira vez que uma empresa privada estrangeira realizou um lançamento a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
De acordo com Chamon, a sua gestão frente à AEB marca o início de uma nova fase do Programa Espacial Brasileiro, com o grande desafio de impulsionar os estudos e o desenvolvimento aeroespacial do país, além de promover a participação do Brasil em missões internacionais, fortalecendo a cooperação com outras nações.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Foto: IFI, por S2 Lima