Em homenagem aos 150 anos do “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont a equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) formada pela Divisão de Manutenção (AME) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), revitalizaram as maquetes dos foguetes e aviões presentes no Parque Santos Dumont, da cidade de São José dos Campos-SP. Essa atividade teve uma parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, que também comemorou no último dia 27 de julho os 256 anos da cidade.
O Parque Santos Dumont foi criado no ano de 1971 em homenagem ao patrono da aviação. Neste parque é possível apreciar de perto as doações feitas pelo DCTA, em 2006, da réplica em tamanho natural da aeronave 14-Bis, feita em aço inoxidável em comemoração ao ano do centenário do voo do Avião 14-Bis e em 2002, das réplicas em escala real dos foguetes da família SONDA, projetados pelo IAE. Há também a precursora da indústria aeronáutica brasileira, a aeronave Bandeirante EMB 100, doada pela EMBRAER em 1981.
Para preservar e valorizar esses patrimônios históricos e culturais é fundamental realizar reformas estruturais e de pintura nas réplicas, garantindo sua beleza e durabilidade para as gerações presentes e futuras. Como as maquetes ficam submetidas aos fatores climáticos, as cores dos foguetes encontravam-se desbotadas e as aeronaves, Bandeirante e 14-Bis, estavam com resíduos de árvore e poeira em sua superfície.
Em prol de garantir a conservação dessas réplicas, é necessário um estudo minucioso da estrutura, identificando possíveis danos, corrosões e desgastes causados pelo tempo e condições climáticas, desta forma o DCTA/IAE e a Prefeitura de São José dos Campos iniciaram um trabalho conjunto para executar a reforma, assegurando que os foguetes e aviões permaneçam visualmente atraentes e seguros. A Prefeitura forneceu os insumos (tinta, thinner e adesivos) e o DCTA/IAE participou com mão de obra qualificada e equipamentos de limpeza e pintura.
Os trabalhos iniciaram no dia 03 de julho de 2023 com a limpeza técnica de todas as maquetes, posteriormente foram recuperadas as partes da pintura do Bandeirante, que estavam danificadas, e por fim a pintura dos foguetes da família SONDA.
Durante a reforma, o IAE também participou de uma entrevista feita pela prefeitura, visando o 256º aniversário de São José dos Campos, comemorado no dia 27 de julho de 2023.
Essa revitalização é uma iniciativa que visa preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Ao garantir a conservação dessas importantes peças, a comunidade local e os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a história da aviação e da tecnologia espacial brasileira, ao mesmo tempo em que desfrutam de um espaço público renovado e acessível. Essas ações reforçam o compromisso com a identidade da cidade e da Força Aérea Brasileira (FAB) e ainda com a memória de Alberto Santos Dumont, inspirando as gerações presentes e futuras.
Equipe do IAE que participou do projeto: Major Thiago Braido Nogueira de Melo; Civil Carlos Antonio Fidelis; Suboficial Edson Luiz Ferreira Rosa; Sargento Rudnei José Victorino Pereira; Sargento Gisele Conceição Alves de França; Cabo Isael de Oliveira Feitosa e Soldado Renan da Silva Rodrigues.
Fonte: IAE, por Majo Eng Braido e Asp Rebeka Falcão
Revisão: IAE/GAB/SCS
Fotos: IAE, por Sargento Frutuoso e Soldado Paulo Bueno