No dia 04 de agosto de 2023, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizou a Cerimônia Militar alusiva ao seu 17º aniversário de criação. A solenidade foi presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e contou com a presença de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das organizações militares do DCTA, além de familiares, veteranos e ex-integrantes do Instituto.
A Cerimônia foi abrilhantada com a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze aos militares do Instituto com trinta, vinte e dez anos de serviço, respectivamente, como forma de reconhecimento aos bons serviços prestados.
O Chefe da Coordenadoria de Planejamento e Supervisão, Capitão Aviador Guilherme Rocha, destacou o grande orgulho em fazer parte deste instituto que forma pilotos e engenheiros de testes que avançam em suas carreiras profissionais trazendo grandes contribuições no setor militar, industrial e aeroespacial.
“Nós do IPEV temos orgulho dos 17 anos de serviço deste Instituto e dos 70 anos do DCTA e permanecemos totalmente comprometidos em preservar um padrão de excelência e realização que ajudará a manter esta nação na vanguarda da tecnologia aeroespacial”, disse Capitão Guilherme Rocha.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Diretor do IPEV, Coronel Aviador Marcelo Bittencourt Vautier Franco, ressaltou os avanços operacionais que se pode observar dessa Força Aeroespacial em evolução e suas conquistas que recordam os feitos de Santos Dumont, o Pai da Aviação e inventor do 14-Bis.
“Santos Dumont realizou o voo de ensaio que se tornou o símbolo da atividade de ensaios em voo do Brasil, e que está impresso em nossa bolacha, quando conectou o balão de número 14 em seu novo engenho aéreo. Esses 17 anos que comemoramos hoje remontam a criação do Grupo Especial de Ensaios em Voo quando a atividade de Ensaios em Voo se emancipou e se transformou na missão de uma Organização Militar. Essa evolução reflete o reconhecimento dessa missão, na qual seus nobres integrantes se arriscam um pouco mais que os outros para entregar novas capacidades à Força e aeronaves mais seguras aos usuários finais”, disse Coronel Vautier.
Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo
Nesses 17 anos de existência do IPEV é importante relembrar a sua missão: “Realizar ensaios em voo, formação de pessoal especializado e pesquisa aplicada a fim de contribuir para o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial”. A atividade do IPEV repete os métodos em cada Operação de Ensaios em Voo realizada, seja em aviões ou helicópteros, em que homens e mulheres da Força Aérea, com criatividade e coragem, chegam antes para prever, testar e comparar, garantindo a operação segura e o sucesso contínuo das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).
Por mais jovem que a Organização Militar possa parecer, estão lastreados por mais de 50 anos de história e forjados pela dedicação de inúmeras pessoas que ajudaram a formar o alicerce do Ensaio em Voo na FAB. Desde os tempos do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD), a ideia de ensaiar aviões tomou vulto, foi se moldando e se transformando até chegar à Instituição que é hoje.
Fonte: IPEV, por Cap Av Guilherme Rocha
Revisão: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Fotos: CCA , por Sgt Victor