No dia 1º de setembro de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a cerimônia alusiva ao compromisso dos militares nomeados ao primeiro posto do oficialato, solenidade que marca o momento em que os novos oficiais juram, perante a Bandeira do Brasil e por sua própria honra, cumprir os seus deveres, dedicando-se inteiramente ao serviço da Pátria. Na oportunidade, participaram da formatura 19 Oficiais de diversas especialidades.
A Cerimônia Militar foi presidida pelo Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, e contou a presença Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, além dos Chefes, Comandantes e Diretores da Guarnição da Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).
Durante a leitura da Ordem do Dia, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Bellintani, referindo-se aos compromitentes, ressaltou: “Cultivem a prudência e o zelo no trato dos assuntos do interesse da Força, e não temam experimentar o novo: só os empreendedores podem inovar. Se existe uma Força Aérea, foi porque um brasileiro que nos antecedeu não se conformou a uma existência contida na superfície do planeta. Inspirem-se nos feitos de Santos Dumont, em seu sesquicentenário, na busca da melhoria constante”.
Para a Tenente Especialista em Administração, Claudiane da Silva Landim dos Santos, ser Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) foi uma grande conquista, pois durante todo o percurso foram muitos desafios a serem vencidos.
“Sinto-me privilegiada entre tantos que almejam essa carreira, poder chegar ao oficialato é a realização de um sonho e hoje só tenho a agradecer a Deus, aos meus familiares e aos amigos de farda que tanto me apoiaram. Obrigada por tanto Força Aérea Brasileira!”, contou Tenente Landim.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IEAv, por Sgt Anderson e IFI, por Sgt Frutoso