Nos dias 19 e 20 de setembro de 2023, a Coordenadoria de Gestão da Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CGI/DCTA) promoveu, nas dependências do auditório “Espaço Civil” do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o primeiro Workshop sobre Valoração de Tecnologia. A atividade teve como tema “Avaliação e Valoração de Ativos Intangíveis”, contando com a participação de representantes da Consultoria-Geral da União em São José dos Campos/SP (CJU-SJC) e Embraer, além das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) pertencentes ao Comando da Aeronáutica (COMAER).
Na oportunidade, participaram como instrutores do treinamento o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Avaliação, Valoração e Transferência de Tecnologia, Doutor Irineu Afonso Frey e o Chefe Adjunto da CGI, Tenente-Coronel Aviador Breno Ricardo de Araújo Leite.
No primeiro dia do evento, foram abordados os seguintes tópicos: “Fundamentos da Avaliação e Valoração de Tecnologias, Princípios de Governança e Diligência da Valoração” e “Métodos de Valoração e Casos Práticos”, ministrados pelo Professor Doutor Irineu e “Technology Readiness Level (TRL), Manufacturing Readiness Level (MRL) e Commercial Readiness Level (CRL)” temáticas apresentadas pelo Tenente-Coronel Breno.
No segundo dia, as atividades foram voltadas para a aplicação prática, permitindo aos participantes transformarem seu conhecimento em ação. Eles se organizaram em equipes para resolver os desafios propostos durante o exercício. Posteriormente, cada equipe apresentou suas soluções, recebendo feedback e considerações dos palestrantes.
O encerramento foi conduzido pelo Chefe da CGI, Coronel Aviador Domenico Merrichelli II, que trouxe suas considerações: “É com satisfação que encerramos este Workshop de Valoração de Tecnologias. Durante os últimos dias, pudemos explorar e discutir, de forma dinâmica, os desafios e oportunidades na área da valoração tecnológica. A importância deste workshop não se limita ao conhecimento aqui adquirido, mas também à sua capacidade de integrar as ICTs do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) e instigar novos eventos semelhantes. A continuidade desses encontros é crucial para manter o diálogo e a colaboração entre especialistas, pesquisadores e profissionais dos Ecossistemas de Inovação do país. Isso não apenas fortalece nossa compreensão da valoração tecnológica, mas também impulsiona o progresso e a inovação em nossa área de atuação”, explicou.
Fonte: DCTA/CGI, por Tenente Silvério
Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich e Tenente Alessandra Borges
Foto: DCTA/CGI