Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA celebra a conclusão do 2º Curso de Adestrador de Cães de Faro
Início do conteúdo da página

No dia 28 de setembro de 2023, o Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), parte integrante do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi sede da cerimônia militar alusiva à conclusão do 2º Curso de Adestrador de Cães de Faro (CACF), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Presidida pelo Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, a solenidade foi marcada pela condecoração dos militares e entrega de certificados aos 10 (dez) adestradores concludentes.

Sob a média final de 9,47, o 3º Sargento João Paulo Fernandes da Silva conquistou o 1º lugar do curso e, na oportunidade, o 3º Sargento Marcos André Marques Pereira Silva de Melo foi eleito como Adestrador Padrão.

João Paulo enfatizou os ensinamentos e o atributo da camaradagem. “Participar do CACF foi uma experiência única, possível pela graça de Deus. Além de aprender profundamente sobre treinamento de cães farejadores, a jornada foi enriquecida pela amizade e apoio dos meus companheiros de turno”, disse.

O Adjunto ao Coordenador Técnico, 1º Sargento Rafael de Souza Silva, mencionou os apoios indispensáveis para o bom andamento do curso. "Durante a formação, conseguimos avaliar a capacidade cognitiva, afetiva e comportamental dos alunos à prática do adestramento, sendo essa uma oportunidade ímpar para aqueles que ousaram alcançar novos horizontes. Impossível não agradecer e destacar a todos que contribuíram para excelência na coordenação e execução do CACF", relatou.

                                    

Sobre o CACF

Diante de uma carga horária que totaliza 346 horas/aulas em regime presencial, o CACF proporciona um aprimoramento indispensável ao adestrador a fim de alcançar um desempenho profissional de excelência, alinhado aos elevados padrões estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

O curso tem como missão a progressão operacional de militares adestradores que desempenharão a função de adestrar e conduzir cães na localização de substâncias entorpecentes, explosivos e pessoas. Sua realização ressalta a integração da FAB com outros órgãos e institutos, como o Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil do estado de São Paulo, Receita Federal, entre outros.

Historicamente, por decisão do Comando de Preparo (COMPREP), é a segunda vez que o CACF é realizado sob a gerência do GSD-SJ.

“Tal decisão demonstra o reconhecimento a nível nacional do corpo de profissionais que compõem o Grupo e consolida a imagem do DCTA como referência para o desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico-profissional dos integrantes do quadro de Infantaria da FAB”, concluiu o Comandante do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), Major de Infantaria, Igor Duarte Fernandes.  

Fonte: GSD, por Ten Morales
Revisão: DCTA, por Ten Carolina Redlich
Foto: DCTA, por Cb J. Alves e S2 Vitor Costa

 

Fim do conteúdo da página