Evento teve como foco divulgar oportunidades de transferência de tecnologias, parcerias de pesquisa e desenvolvimento e fomento industrial
No dia 10 de outubro de 2023, representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) participaram de uma reunião promovida pelo Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA) e pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). O evento aconteceu nas dependências da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e oportunizou a transferência de tecnologia, parcerias em pesquisa e desenvolvimento e fomento para a indústria aeroespacial brasileira.
O Adjunto da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do DCTA, Tenente-Coronel Aviador Breno Ricardo de Araújo, apresentou o Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER), e a estrutura implantada para coordenar, de forma sistêmica, as atividades de inovação das quinze Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) da Força Aérea Brasileira (FAB). Também discorreu sobre algumas tecnologias que estão sendo disponibilizadas para transferência e licenciamento com foco na indústria nacional, bem como projetos e estruturas laboratoriais das ICT que podem servir de referência para celebração de parcerias de pesquisa e desenvolvimento.
Na ocasião, o Tenente-Coronel disponibilizou os serviços técnicos especializados que são ofertados pelas ICT visando, entre outros objetivos, à maior competitividade das empresas, sempre amparado pela Lei da Inovação (Lei 10,973/2004).
O representante da Divisão de Desenvolvimento Industrial do IFI, Tenente Oderlei Ferreira dos Santos, apresentou o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAER). As empresas que têm interesse em atuar nesse segmento podem se cadastrar a fim de obterem divulgação e serem relacionadas nos programas de fomento.
O militar também mostrou o Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER) e o Convênio ICMS 75/91 que oferece incentivo fiscal para empresas nacionais da indústria aeroespacial e seus fornecedores, informando que há 462 empresas mapeadas que integram a cadeia de fornecimento do setor aeroespacial, das quais cerca de 10% estão em Santa Catarina.
“Esse esforço de buscar a aproximação da área de defesa com a base industrial catarinense é a essência do trabalho do COMDEFESA. Temos feito isso incansavelmente e o resultado tem aparecido. Esse compromisso será mantido sempre”, disse o Chefe do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SISDIA), General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, que mediou o encontro.
O Diretor da empresa Vertical Manufatura 4.0, da ACATE, Túlio Duarte Christofoletti, destacou a aproximação com as Forças Armadas e a importância de apresentar o potencial do setor de tecnologia catarinense. “É um segmento pujante e está entre as referências do país”.
Fonte: CGI/DCTA, por Tenente-Coronel Breno Leite
Foto: Filipe Scotti