Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu autoridades civis e militares para a 52ª reunião do Grupo de Especialistas Técnicos Brasileiros do Regime de Controles de Tecnologia de Mísseis (RGET/MTCR), evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que oportuniza a discussão de assuntos técnicos nas áreas de Defesa e bens sensíveis ao país.
O objetivo do evento foi apresentar e debater as principais propostas referentes ao MTCR, além de realizar visitas às instalações e projetos de Ciência e Tecnologia do DCTA que tenham relevância para o Regime, de forma a contribuir com o posicionamento técnico do Grupo de Especialistas Técnicos Brasileiros.
Estiveram presentes representantes do Ministério da Defesa (MD), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e de empresas nacionais do setor aeroespacial e de defesa.
De acordo com o Coordenador-Geral do evento, Coronel Aviador Eduardo Viegas Dalle Lucca, o DCTA contribui com os seus especialistas presentes em praticamente todas as áreas tecnológicas abrangidas pelo MTCR.
“Hospedar as reuniões preparatórias para a participação do Brasil no MTCR é uma estratégia crucial. Isso permite que o DCTA esteja atualizado e possa influenciar a posição do país em relação às propostas discutidas nas reuniões técnicas e plenárias do MTCR, em defesa dos interesses nacionais. Além disso, essa participação garante que o Brasil conduza seus projetos de acordo com os princípios e diretrizes do MTCR e continue a ser reconhecido como um Estado responsável e capaz de desempenhar um papel ativo nas reuniões do Regime”, disse o Coronel Lucca.
Sobre o MTCR
O MTCR é uma associação informal de países criada em 1987 com o objetivo de controlar a proliferação de mísseis e outros sistemas capazes de lançar armas de destruição em massa. Esse controle é realizado por meio da aplicação de restrições de exportação sobre bens, tecnologias e serviços diretamente relacionados a esses sistemas. O Brasil integra o MTCR como membro pleno desde 1995, participando desde então das decisões técnicas e políticas do Regime.
O grupo de especialistas técnicos brasileiros do MTCR foi organizado em 2002 com o intuito de reunir os principais representantes da área, incluindo indústria, academia, institutos de pesquisa e organizações, públicas, privadas, civis e militares.
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Revisão: DCTA, por Tenente Carolina Redlich
Foto: DCTA, por Cb J.Alves e Servidor Civil Heglas