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Página inicial > Notícias > DCTA inicia a Avaliação de Transporte Aéreo Logístico no KC-390 Millennium
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No dia 12 de outubro de 2023, em Anápolis (GO), ocorreram os primeiros voos e testes em solo da 9ª Fase da Operação Zeus, que tem como objetivo a realização da Avaliação Operacional (AVOP) da aeronave KC-390 Millennium.

A AVOP é uma atividade contratual da aquisição da aeronave que visa à validação da adequabilidade e eficiência operacional da aeronave em relação aos Requisitos contratados e estabelecidos para o desenvolvimento da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pela EMBRAER. Nessa fase da operação serão realizadas avaliações em solo e em voo da missão de Transporte Aéreo Logístico (TAL).

A realização da AVOP somente foi possível com a colaboração da EMBRAER e de quatro Órgãos de Direção Setorial da Força Aérea: Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Comando de Preparo (COMPREP), Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio de diversas unidades subordinadas. As atividades foram realizadas sob a coordenação e supervisão do DCTA, conforme planejamento do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).

O Piloto de Ensaios do IPEV, Capitão Aviador Franklin, comentou sobre a importância da missão avaliada: “O Transporte Aéreo Logístico é uma Ação de Força Aérea que consiste em transportar carga e pessoal, a fim de atender a necessidades logísticas e de ligação. É uma atividade de interesse para as operações militares ou ações governamentais que se utiliza de pouso, carregamento e descarregamento de material e pessoal dessas aeronaves, como a que está acontecendo atualmente na Operação Voltando em Paz, maior operação de repatriação da história do Brasil realizada pelo Governo Federal sob a condução da Força Aérea Brasileira”.

Devido à complexidade da atividade, a Avaliação Operacional foi dividida em duas fases. Na primeira, planejada para acontecer em Anápolis (GO), estão previstos a execução de descarregamento de material sem equipamentos de apoio de solo, pouso de precisão e pouso e decolagem de máximo esforço. Na segunda fase, que será realizada na região norte do Brasil, avaliar-se-á o transporte de cargas de Manaus (AM) para pelotões de fronteiras, localidades com pistas restritas em tamanho e estrutura.

“O IPEV avaliou a aeronave em condições que replicaram a missão operacional de TAL, possibilitando o julgamento do cumprimento dos requisitos em ambiente operacional. A DIRMAB avaliou a exequibilidade dos procedimentos de manutenção e práticas logísticas relativas à operação. Em ambos os casos foram verificados a adequabilidade da aeronave e dos procedimentos e publicações técnicas fornecidos para a operação. Com base nos resultados da operação serão determinadas necessidades de correções ou melhorias no produto”, explicou o Engenheiro de Ensaios em Voo, Capitão-Tenente Cássio Bezerra. 

 Para a realização da missão foi conduzida pelo IPEV uma precursora na região norte para levantamento das características das pistas da região, em especial, dos pelotões de fronteira. Ainda, em colaboração com a EMBRAER, foram realizados simuladores para familiarização com os procedimentos de voo, sendo realizados treinamentos de pousos e decolagens de máximo esforço e aproximação e decolagem nos pelotões de fronteira que seriam posteriormente avaliados.

As capacidades testadas na Operação Zeus não se restringem ao atendimento de necessidades militares. Equipamentos, procedimentos e treinamentos realizados nestas operações podem ser aplicados em missões humanitárias, respostas a emergências e outras situações em apoio à sociedade civil, como a já citada Operação Voltando em Paz.

A Operação Zeus é mais um marco no desenvolvimento do Poder Aeroespacial Brasileiro, caracterizada pelos passos finais de concepção e desenvolvimento do cargueiro multimissão KC-390 Millenium, demonstrando a evolução constante da Força Aérea e reafirmando seu compromisso com a inovação da indústria brasileira, assim como com a defesa dos interesses e proteção da nação.

Fonte: IPEV por Capitão-Tenente MB Cássio Bezerra e Capitão Aviador Guilherme Rocha
Foto: IPEV

 

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