O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, na semana de 08 a 12 de abril, em São José dos Campos (SP), a 3ª edição do Curso de Introdução à Gestão da Inovação (CIGI). A abertura do curso ocorreu no Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e foi presidida pelo Vice-Diretor do IFI, Tenente-Coronel Kildary Sena do Nascimento.
O Curso de Introdução à Gestão da Inovação (CIGI), com carga horária de 35 horas, é desenvolvido pelo DCTA, por meio da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) e tem como finalidade capacitar os recursos humanos do Comando da Aeronáutica (COMAER) que atuarão como Gestores de Inovação (GI) nos assuntos relacionados à Inovação Tecnológica dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT), no âmbito do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER).
O curso foi elaborado com base no campo Técnico-Especializado, abordando o conteúdo normativo, conceitual e estrutural do SINAER, utilizando matérias técnicas relacionadas à gestão da inovação e à execução e aplicação das normas do Sistema nas áreas de Propriedade Intelectual, Prospecção Tecnológica, Portfólio de Tecnologias e Gestão do Conhecimento, entre outras.
Segundo o Coordenador do curso, o Servidor Civil Dario Kajiyama, o curso é direcionado a profissionais do COMAER, civis ou militares, com nível superior que desejam atuar nas atividades de Gestão da “A disseminação da cultura de inovação no COMAER, principalmente com relação à gestão da propriedade intelectual, contribui para o fortalecimento do processo de inovação”, explicou Dario.
De acordo com um dos alunos do curso, o Pró-reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Maurício Vicente Donadon, “o CIGI apresentou, de uma forma holística, o conceito e atores envolvidos no processo de inovação. Do ponto de vista estratégico, os conceitos apresentados e abordados no escopo do curso serão imprescindíveis para a elaboração de um modelo de gestão da inovação mais efetivo no ITA, focado na transformação do conhecimento em produtos e serviços inovadores que atendam as demandas da sociedade”, disse o Donadon.
Sobre o SINAER
O SINAER tem como órgão central o DCTA e a finalidade de gerenciar as atividades relacionadas à Gestão da Inovação Tecnológica no âmbito do COMAER, a fim de criar um ambiente de convenções e normas que auxiliem a condução de pesquisa e desenvolvimento. Entre as atribuições macro do SINAER, o DCTA ocupa posição de destaque na execução de diversas atividades, como a prospecção tecnológica, tendo como finalidade o fornecimento de informação gerencial, por meio da coleta, compilação e consolidação de dados, ou ainda, monitoramento de informações disponíveis sobre determinada tecnologia ou demanda, que possibilitará aos interessados suporte ao planejamento e decisões estratégicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Fotos: CGI