No dia 26 de abril celebramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) presta sua homenagem aos criadores, inventores e inovadores que, através de mentes visionárias e talentos incomparáveis, têm moldado e impulsionado o desenvolvimento nacional. A propriedade intelectual não representa apenas um conjunto de normas legais, mas a expressão mais elevada do reconhecimento e valorização do esforço criativo humano.
No ano de 1976, o DCTA, antigo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), iniciava seu compromisso histórico com o desenvolvimento tecnológico, depositando a primeira patente, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de tecnologia ligada à área de engenharia de materiais. Esse marco representa o engajamento do Departamento em assegurar a proteção e a manutenção das tecnologias e garantir que os responsáveis possam ser reconhecidos por seu empenho, inspirando, assim, novas descobertas, avanços e contribuições significativas para a ciência e tecnologia aeroespacial.
Desde então, centenas de ativos de inovação, como patentes, programa de computador, marcas, entre outros vêm enriquecendo o portfólio e a vitrine tecnológica das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) do Comando da Aeronáutica (COMAER), com o objetivo de fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID), firmar parcerias e transferir tecnologias, de modo que os benefícios alcancem toda a sociedade nos seus mais variados aspectos.
É nesse sentido que o DCTA ratifica seu compromisso em trabalhar para criar um ambiente onde a criatividade seja valorizada, protegida e recompensada, assegurando um futuro promissor para a ciência e tecnologia aeroespacial e para o nosso país.
Parabéns a todos os envolvidos!
Fonte: DCTA/CGI
Arte: DCTA/ACS