A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), concluiu com sucesso o recebimento do retrofit da aeronave FAB 2855, Projeto KC-390.
Este procedimento abrange a elevação da versão da aeronave FAB 2855, da Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de atingir a configuração FOC – Full Operational Capability.
Importância para o Brasil
O Projeto KC-390, originado em 2009, é de responsabilidade do Ministério da Defesa (MD), sob a coordenação do Comando da Aeronáutica (COMAER). Trata-se de um Projeto de alta relevância para o fortalecimento da Indústria Aeroespacial Brasileira, com a criação e manutenção de empregos de alto nível, potencial de exportação de um produto de alto valor agregado e incorporação de tecnologias inovadoras ao parque industrial nacional.
O retrofit da aeronave permitirá à FAB continuar executando suas missões com maior eficiência e segurança, contribuindo para a soberania do país.
A aeronave foi recebida em um momento muito oportuno, tendo em vista a necessidade de emprego, entre outras missões, no transporte de material para apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
O papel do GAC-PAC
A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) é responsável pela coordenação dos projetos de aquisição, desenvolvimento e modernização de aeronaves de combate, bem como de sistemas relacionados, incluindo o projeto KC-390. A Comissão executa o acompanhamento e o controle das etapas contratuais junto à Embraer S/A, por meio do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), o que possibilita a verificação in loco de cada componente instalado na aeronave, bem como permite interações com a empresa, tornando o processo mais transparente e eficiente.
Acerca do processo de recebimento dessa etapa, o Chefe do GAC-PAC, Coronel Aviador Fábio Pires Vieira afirma que: “A assinatura do Termo de Recebimento não é uma mera formalidade do processo, tendo em vista que é um ateste da conformidade de todos os itens contratuais previstos, uma vez esgotadas as diligências da comissão de recebimento, para entregar à FAB um vetor seguro e que atenda aos requisitos preestabelecidos.”
Fonte: DCTA, por ACS e GAC-PAC
Fotos: Embraer Defesa & Segurança – José Carlos