No período de 7 a 10 de maio de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou Visita Técnica (VAT) ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e ao Centro de Lançamento Alcântara (CLA). A comitiva contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antônio Guilherme Lorenzi, do Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar, e do Chefe da Coordenadoria de Governança, Coronel Aviador Pedro Henrique Cavalcanti de Almeida, que, na ocasião, coordenou os trabalhos da equipe multidisciplinar.
Realizada anualmente, a Visita Técnica tem por finalidade a avaliação do desempenho técnico, operacional e administrativo das Organizações subordinadas,viabilizando a verificação “in loco” da governança e gestão institucional, visando o cumprimento das diretrizes do Plano Setorial (PLANSET) e sua aderência à missão do DCTA.
A comitiva iniciou a Visita pelo CLBI, na cidade de Parnamirim-RN, onde foi recepcionada pelo Diretor da Organização Militar (OM), Coronel Aviador Christiano Pereira Haag. “Este é um momento para estreitar os laços com o Comando Superior, bem como verificar se a governança e a gestão do CLBI estão alinhadas às diretrizes estratégicas do DCTA, uma vez que se busca o retorno do Centro ao protagonismo no lançamento de foguetes suborbitais”, ressaltou.
No prosseguimento dos trabalhos, a comitiva deslocou-se para Alcântara-MA e foi recebida pelo Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, que enalteceu a importância da iniciativa do DCTA, ao salientar que “mais do que os providentes assessoramentos, sem os quais qualquer gestão não pode atingir os graus mais elevados de segurança e eficiência operacional, cada VAT traz em seu âmago uma oportunidade única de padronização institucional e oportunas correções de rumo, sob as orientações emanadas da Direção-Geral do DCTA”.
Para o Diretor-Geral do DCTA, visitar as unidades subordinadas é de suma importância, uma vez que propicia a identificação das áreas passíveis de aprimoramento, assegurando, desse modo, a consonância com os objetivos estratégicos delineados pelo DCTA. “Para o fiel cumprimento de sua missão institucional, os nossos Centros de Lançamento têm priorizado o aperfeiçoamento de ações, com foco na economicidade e eficiência, à luz do que é estabelecido pelo nível estratégico. A Visita Técnica garante a verificação “in loco” dos resultados da gestão realizada por nossas organizações subordinadas, com o foco em uma melhoria contínua dos processos finalísticos”, ratificou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
Fonte: DCTA, por Ten Priscila Scarparo e Ten Alessandra Borges
Fotos: CLA, por ACS e CLBI, por ACS