O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) mobilizou esforços para arrecadar doações, visando prestar assistência àqueles que perderam tudo nas enchentes, no Rio Grande do Sul.
Foram disponibilizados, para o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), pontos de arrecadação tendo o Clube dos Sargentos como local de triagem, além disso, para atender à população de São José dos Campos o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) foi referência para receber os donativos.
Segundo o Vice-Chefe do Grupamento de Apoio de São José dos Campos, Tenente-Coronel Wagner de Almeida Vitoria, o objetivo de realizar essa ação em prol da população do Rio Grande do Sul é de sermos mais um elo de apoio para recebimento, triagem e envio das arrecadações realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) e darmos a nossa contribuição à sociedade.
“O efetivo militar e civil da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos está unindo esforços para ajudar aqueles que enfrentam dificuldades e contamos com a sua colaboração para fazermos a diferença”, enfatizou o Tenente-Coronel Wagner.
A moradora da cidade de São José dos Campos, Jacqueline Rezende Schiavinato, que fez a sua doação, salientou a importância da união de todos e da doação às vítimas do Rio Grande do Sul: “Oferecer ajuda humanitária imediata na forma de alimentos, água, roupas e abrigo temporário é aliviar de alguma maneira o sofrimento e as dificuldades enfrentadas pelos afetados. Além disso, essas contribuições são essenciais para a recuperação da infraestrutura básica e fortalecem os esforços de reconstrução a longo prazo. Tal ato de generosidade também promove solidariedade e empatia, fomentando um senso de comunidade e reforçando a resiliência social diante de desastres naturais como esse".
Para o gaúcho, André Rodrigues, natural de Uruguaiana-RS, que mora em São José dos Campos há três anos, ao se deparar com os acontecimentos climáticos ocorridos no seu estado, procurou reunir os amigos e colegas de trabalho na missão de contribuir com as vítimas das enchentes. André conseguiu a doação de 11 cestas básicas, além de agasalhos, toalhas e demais itens de higiene pessoal.
“Diante do cenário atual, percebi que enviar por vias terrestres demoraria demais. Então, busquei informações e fiquei feliz em saber que o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) estava fazendo o recolhimento para realizar o envio. Agora, quanto mais rápido chegar, mais conseguiremos ajudar quem tanto precisa. Vamos seguir buscando amigos, para juntarmos donativos e, voltarei ao MAB. Contamos e agradecemos todo esse importante apoio das nossas Forças Armadas”, disse André.
O apoio das Forças Armadas nas operações de socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul desempenha um papel crucial na diminuição dos impactos dessa tragédia. A presença das Forças Armadas não apenas fornece recursos e assistência imediata, como também transmite uma mensagem poderosa de solidariedade e comprometimento com o bem-estar da população atingida. Ao testemunhar o envolvimento ativo das Forças Armadas em ações humanitárias, pessoas são inspiradas a participar dessa corrente de solidariedade e empatia, motivando-se a contribuir com doações e recursos para auxiliar aqueles que estão na ponta da linha. Esses gestos não só fortalecem o senso de comunidade e responsabilidade compartilhada, como promove uma cultura de apoio mútuo em tempos de crise.
Parceria entre o DCTA e EMBRAER
O DCTA, em parceria com a EMBRAER, levou mais de 17 toneladas de doações para as famílias impactadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul, com o apoio de translado do C-390 Millennium da área de ensaio em voo da EMBRAER.
Segundo o piloto da aeronave, o Coronel Aviador Jordão Brisolla, veterano da Força Aérea Brasileira (FAB), a EMBRAER está recebendo inúmeros pedidos de suporte por todo o país para que possam buscar todos os donativos já recebidos e que precisam com urgência serem levados para o Rio Grande do Sul. Ele ainda ressaltou o grande engajamento de todo o Brasil nessa corrente de solidariedade e união.
"A Embraer está participando deste processo onde todo o Brasil está auxiliando os nossos irmãos do Sul, que estão sofrendo com uma tragédia sem precedentes. Estamos tentando ajudar recolhendo e enviando materiais como água, alimentação e colchões. Em parceria com a FAB, estamos transportando todo esse material. Realmente, espero que o Rio Grande do Sul retorne a sua normalidade o mais rápido possível", disse Coronel Jordão.
Como doar
Estamos arrecadando itens essenciais, como alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, produtos de higiene pessoal, água potável, materiais de limpeza, cobertores etc.
O ponto focal para a entrega das doações está sendo o Clube dos Sargentos do DCTA, além das Assessorias de Comunicação Social (ACS) das Organizações Militares (OM).
O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) está servindo como um ponto de arrecadação de doações à população de São José dos Campos e região.
Resumos das Doações do DCTA
Desde o início da campanha de arrecadação para às vítimas do Rio Grande do Sul, no DCTA, já foram arrecadadas cerca de 200 toneladas entre roupas, alimentos, colchões, água potável e rações para pets e dessas, mais de 100 toneladas já foram enviadas.
Todos os donativos arrecadados pelo efetivo da GUARNAE-SJ, população de São José dos Campos e região estão sendo transportados por vias aéreas e terrestres para que cheguem o mais rápido possível as cidades do Sul do país.
Um dos relatos mais emocionantes foi o do motorista da transportadora “Giovanella Transportes”, Everton Luiz, morador da cidade de Estrelas, no Rio Grande do Sul, que foi informado da necessidade de envio das doações e se voluntariou para realizar o translado para o Sul.
“É uma satisfação muito grande, poder estar aqui em São José dos Campos e contribuir com a Aeronáutica no transporte das doações para o meu estado. É um motivo de alegria estar contribuindo com essa boa ação”, disse Everton.
Força Aérea Brasileira (FAB) – Todos Unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram na terça-feira (30), com resgates de pessoas ilhadas e estendem-se aos atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras. Entre os meios de auxílio da FAB até o momento, estão envolvidas 17 aeronaves, mais de 2.300 militares e 90 viaturas.
.: Confira algumas fotos das doações
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por ACS Ten Alessandra Borges; DCTA, por Sub Troglio; IAE, por Sgt Frutuso e GAP-SJ, por Sgt Peterson
Vídeo: ITA, por Ten Leonardo, DCTA, por Ten Alessandra Borges e DCTA, por S1 Vitor