EEF-2024 realiza debates, expõe pesquisas e propõe competições
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou nesta quinta-feira (16) a abertura da 2º edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), evento focado em discutir o papel da Engenharia no desenvolvimento econômico nacional e como a educação contribui com o processo de inovação na indústria brasileira.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, da Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, de comandantes, chefes e diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), representantes de empresas, professores e alunos.
O Engenheiro Eletrônico formado pelo ITA na turma de 2002 e atual Vice-Presidente de Tecnologia e Projetos Avançados da Embraer, Doutor Cleiton Diniz Pereira da Silva e Silva, realizou a palestra de abertura abordando o tema desenvolvimento industrial aliado às novas necessidades da sociedade e destacou que as atividades desenvolvidas atualmente necessitam ser planejadas com uma grande preparação prévia. “Atualmente já planejamos atingir metas do ano de 2050 e isso começa com a formação de um Engenheiro preparado para esse desafio que está por vir. É uma realidade que avança cada vez mais rápido, por isso, precisamos de pessoas com profundo conhecimento técnico e também com grande capacidade de relacionamento interpessoal, porque tudo faz parte do trabalho de um único time”, apontou.
O Tenente-Brigadeiro Medeiros reforçou a importância do evento, analisando que a Engenharia estará sempre presente na vida da sociedade, existindo para solucionar os problemas das comunidades. “Os desafios que se apresentam atualmente, como a sustentabilidade, por exemplo, são cada vez maiores e por isso é necessário criar soluções inserindo todo o contexto que cerca a vida de uma sociedade. Desta forma, o DCTA estará sempre de portas abertas para eventos desta natureza”, disse.
Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, o nível de desenvolvimento de um país não depende apenas de setores da economia ou indicadores positivos dos mais diversos tipos, mas também da qualidade do processo educativo de seus cidadãos. “Tenho convicção que um país industrializado, suportado por uma Engenharia de alto nível e por engenheiros educados e formados com base, também, em sólidos valores humanos, irá contribuir de forma inequívoca para um progresso integral”, completou.
EEF-2024
A 2ª Edição do Engineering Education for the Future é realizada no prédio de Ciências Fundamentais do ITA, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). São três dias de atividades, entre 16 e 18 de maio, unindo exposições de pesquisas e trabalhos científicos, mesas redondas de discussões sobre temas atuais e pertinentes à indústria, além de competições entre alunos de diferentes instituições de ensino.
Uma das abordagens é o aspecto sustentável dos trabalhos a serem desenvolvidos pelos profissionais de Engenharia, de tal forma que os projetos estejam imbuídos de uma consciência de respeito ao meio-ambiente. A Professora Andressa de Mello é uma das painelistas da mesa redonda que trata sobre “Inovação e Sustentabilidade na Indústria e a formação do Engenheiro para o mundo em transformação” e analisa este aspecto. “É necessário que esse profissional preparado para o futuro pense desde o café que se prepara ao amanhecer até o avião que irá realizar o transporte de inúmeras pessoas, para que a sustentabilidade permeie todas as áreas da Engenharia de forma integrada.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no evento. Mais informações estão disponíveis no site www.eef.ita.br.
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: DCTA, por Cb J. Alves