Entre os dias 16 e 17 de maio de 2024, a Federação das indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), organizou em sua sede, em Florianópolis (SC), a 3º Edição da Santa Catarina Expo Defense – Feira de Tecnologia e de Produtos de Defesa. Esta edição foi voltada especificamente para a Inovação no setor produtivo da Base Industrial de Defesa (BID) e contou com a participação de autoridades civis e militares, representantes governamentais e executivos industriais.
A Força Aérea Brasileira (FAB) esteve representada com um stand, onde expôs projetos estratégicos dos Institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), como, por exemplo, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), que realizou a divulgação do Sistema de Fomento a Indústria Aeroespacial (SIFIAER). Essa ferramenta possibilita o mapeamento das capacidades do setor aeroespacial e permite o alcance a benefícios fiscais às empresas, entre outros ganhos, como a divulgação por meio do Catálogo de Empresas do Setor Aeroespacial (CESAER), auxiliando o fomento das indústrias do meio aeroespacial.
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) também participou da feira levando o veículo suborbital VSB-30. O foguete desenvolvido pelo próprio IAE é utilizado como vetor para levar experimentos científicos ao ambiente de microgravidade, a mais de 250 km de altitude. O veículo já realizou mais de 30 missões científicas tanto no Brasil quanto na Europa, graças à parceria entre o IAE e o Centro Espacial Alemão (DLR), sendo o único foguete da categoria certificado e exportado pelo Brasil.
A participação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se deu por meio da apresentação dos projetos ITASAT e SPORT, desenvolvidos no Centro Espacial ITA (CEI), um laboratório criado em 2012 com a publicação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), designado como o órgão acadêmico central desse programa na formação de recursos humanos e pesquisa.
Para o Chefe da Coordenadoria de Gestão da Inovação do DCTA (CGI/DCTA), Coronel Aviador Domenico Merrichelli, as palestras e exposições promoveram a interação e troca de experiências entre visitantes e empresas, culminando com a Rodada de Oportunidades, onde os fornecedores apresentaram seus produtos e catálogos às Forças Armadas e de Segurança Pública.
“Além da oportunidade de ofertar nossas tecnologias às empresas, aproveitamos o evento para instruir estes fornecedores quanto à importância às vantagens do cadastro no SIFIAER”, ressaltou Coronel Aviador Domenico.
Sobre a Expo Defense
A Expo Defense é uma plataforma crucial para a promoção de inovação e colaboração no setor de defesa. Sua importância reside na capacidade de unir diversos atores, facilitar negócios e divulgar projetos e ferramentas que impulsionam a indústria de defesa no Brasil, além de servir como um catalisador para a inovação tecnológica no setor de defesa, incentivando o desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias e soluções.
A atividade da feira é de grande relevância para o fortalecimento da Tríplice Hélice (defesa, indústria e academia). A programação da feira incluiu rodadas de negócios e palestras que abordaram temas de interesse da indústria.
Fonte: DCTA, por Ten Priscila Scarparo e Ten Alessandra Borges
Foto: Equipe de Comunicação da CGI/DCTA