Instituto realizou cerimônia militar para marcar a data
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) completou 74 anos desde a fundação, realizada pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, em 1950. Para marcar a data, uma cerimônia militar foi realizada no Auditório Professor Francisco Antonio Lacaz Netto, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).
A solenidade foi presidida pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, que foi recepcionado pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, e a Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes. Também estiveram presentes no evento a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, comandantes, chefes, diretores e a Prefeita da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além de professores, alunos, servidores civis e militares do ITA.
Na ocasião foram entregues homenagens aos militares que completaram 10, 20 ou 30 anos no serviço ativo da Força Aérea Brasileira (FAB). Além disso, o Tenente-Coronel Aviador Diego Alves Nunes, atualmente aluno do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO), recebeu a Menção Destaque Operacional, outorgada pelo Comando de Preparo (COMPREP), e a Medalha-Prêmio FAB, concedida pelo Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O Professor da Divisão de Ciências Fundamentais, Doutor Gilmar Patrocinio Thim, também foi laureado durante a cerimônia pelo tempo de serviços prestados ao Instituto. Durante os agradecimentos, Doutor Thim afirmou que na visão dele, “o ITA tem sido fundamental na formação de profissionais altamente qualificados, preparados para enfrentar os desafios do mercado e contribuir significativamente para o desenvolvimento do país”. “Tenho orgulho de ter contribuído para a educação de tantos alunos talentosos, muitos dos quais hoje ocupam posições de destaque na indústria, na academia e no governo”, concluiu.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, afirmou que os 74 anos de existência do Instituto foram marcados pelo nascimento, crescimento e consolidação como um importante ator no cenário nacional de ensino e pesquisa no campo da ciência e tecnologia aeroespacial. “Seu reconhecimento e reputação são fruto do trabalho de todos os que por aqui passaram ao longo desse período, sem exceção, e de uma visão desafiadora, mas definida com clareza e paixão pelo Marechal Casimiro Montenegro Filho”, apontou.
História
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica foi criado a partir do sonho do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, homem visionário que um dia afirmou que “antes de produzirmos aeronaves, precisamos produzir engenheiros”. Assim, buscou no mundo as principais referências para a idealização do que viria a ser o ITA, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o berço do cluster aeroespacial brasileiro localizado na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.
Desde a criação, o ITA já formou quase sete mil profissionais em Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial. Muitos deles são reconhecidos até hoje no mercado de trabalho e na sociedade, como o Coronel Urbano Ernesto Stumpf, “pai” do carro a álcool no Brasil, Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, e Ozires Silva, um dos fundadores e primeiro presidente da Embraer.
Reconhecido também pela pós-formação, o ITA criou em 1961 o primeiro curso de Pós-Graduação em Engenharia do Brasil. Atualmente é oferecida a formação em nível de doutorado, mestrado, mestrado profissional ou a disciplina isolada em Aeronáutica e Mecânica, Eletrônica e Computação, Física, Infraestrutura Aeronáutica e Ciências e Tecnologias Espaciais.
Agora, o Instituto está preparado para o próximo desafio: a criação de um novo campus do ITA na cidade de Fortaleza, no Ceará. No local serão oferecidos três novos cursos: Engenharia de Energia, Engenharia de Sistemas e Bioengenharia.
Formação
Sob a égide de formar “técnicos competentes e cidadãos conscientes”, o ITA é reconhecido pela excelência no ensino. No Índice Geral de Cursos (IGC), método utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar instituições públicas e privadas de ensino superior, o ITA permanece há 14 anos com a nota máxima.
Uma das características do Instituto é a oferta de opções para o acolhimento de 100% dos estudantes que ingressam na graduação. Entre as atividades está o Programa de Aconselhamento, que acompanha o aluno desde a adaptação até a formação. Outro destaque é o Alojamento Estudantil H-8, onde moram todos os alunos do ITA e são reforçadas práticas como a Disciplina Consciente (DC), código de ética que permite, entre outras coisas, a confiança e execução de trabalhos e provas sem a fiscalização dos professores.
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: ITA, por Sc Paulo Roberto de Oliveira