Na manhã do dia 07 de junho, o Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), parte integrante do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi sede da cerimônia militar alusiva à conclusão do Estágio de Condutor de Cães de Guerra (ECCG) do ano de 2024.
O estágio teve seu marco inicial dia 13 de maio, totalizando 23 dias letivos de aulas teóricas e práticas, e dispondo de um total de 165 horas/aula em regime presencial. Sob a finalidade de empregar cães de proteção e faro em missões de Força Aérea, o ECCG foi responsável por concluir a formação de 15 militares, sendo 13 Soldados do GSD-SJ, 01 Cabo da Polícia Militar de SP e 01 Marinheiro.
Durante o período avaliativo, os alunos foram submetidos a avaliações teóricas e práticas, nas quais tiveram a oportunidade de absorver e aplicar conhecimentos em matérias como veterinária básica; noções de adestramento canino; condução e formação básica de cães de faro e proteção. O intercâmbio de informações entre as instituições é vital, pois permite a atualização e aprimoramento das técnicas usadas no dia a dia das forças de segurança e, dessa forma, a equipe de instrução do ECCG fora composta não somente por militares da FAB, mas também por médicos veterinários, professores de universidades e palestrantes externos.
“Expresso meu profundo orgulho ao concluir esta árdua missão. Chegamos ao fim com o sentimento de dever cumprido, metas alcançadas e com a certeza de que formamos militares e policiais com o mais alto nível de técnica de emprego de cães de guerra, alinhados aos padrões das principais forças do mundo que utilizam cães em suas operações”, mencionou o Coordenador Técnico do ECCG 2024, Tenente Rafael Augusto Santos Barbosa.
Agora, recém formados e uma vez intitulados “Cães de Guerra”, os concludentes iniciam suas jornadas rumo à excelência no manuseio de cães, estando devidamente aptos a compor Equipes K9 (K9 é um cão criado e adestrado especificamente para ajudar a polícia e outras forças de segurança pública) das Unidades as quais atuam, agregando profissionalismo e comprometimento no serviço prestado.
O Pelotão de Cães de Guerra do GSD-SJ, braço fundamental do Esquadrão de Polícia da Aeronáutica, tem como principal objetivo apoiar as atividades de Infantaria da Aeronáutica por intermédio do emprego de cães em missões de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER). A atuação do binômio (homem-cão) prevê a capacitação diuturna, bem como sua aplicação em atividades operacionais de segurança e defesa como, por exemplo, patrulhamentos ostensivos; guarda de áreas de interesse, e — principalmente — combate direto ao narcotráfico por meio de buscas de entorpecentes e explosivos.
Fonte: GSD-SJ, por Ten Morales
Foto: GSD-SJ