Estudantes de 9 diferentes cursos receberam diplomas de mestrado e doutorado
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou neste sábado (29) a cerimônia de formatura dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu de 2024, no Auditório Professor Doutor Francisco Antonio Lacaz Netto, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Um total de 166 estudantes, de 9 diferentes cursos, receberam os diplomas de mestrado e doutorado.
A celebração foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, que foi recebido pelos Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, e Pró-Reitora de Administração do Instituto, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes. Também participaram do ato o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, o Pró-Reitor de Pós Graduação, Professor Doutor André Valdetaro Gomes Cavalieri, comandantes, chefes, diretores e a prefeita da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), professores e alunos do ITA, além de amigos e familiares dos formandos.
O paraninfo da turma foi o Consultor Técnico do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, Professor Doutor Renato Machado Cotta que agradeceu pela honra de ter sido escolhido para a função. Dirigindo-se aos formandos, disse que todos fazem parte de uma “elite intelectual que tem como missão contribuir para o desenvolvimento do Brasil”. “Lembrem-se sempre dos bons exemplos, de tudo que já foi conquistado, com a certeza que ainda podemos evoluir muito mais”, enfatizou.
Também citando a contribuição ao país dos novos pós-graduados, o Reitor do ITA destacou que “são muitas as razões que trazem alegria e satisfação, dentre elas, o fato de disponibilizarmos à sociedade profissionais que, por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ensino e Pesquisa, irão colaborar para identificar e endereçar problemas que certamente farão com que o Brasil alce voos mais altos em termos de seu posicionamento perante outras nações”. “Inspirem-se em um grande brasileiro, alguém que certamente tinha a inovação em seu sangue, o Marechal Casimiro Montenegro Filho, que muito contribuiu para que estivéssemos todos aqui hoje, neste ano em que comemoramos os seus 120 anos de nascimento”, concluiu o Doutor Guilherme.
O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Barbacovi, pontuou que o ITA tem sido, desde a sua fundação, “um pilar fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Brasil”. Se dirigindo aos formandos, entre eles seu filho, Capitão Aviador Lucas Teixeira Barbacovi, que concluiu o mestrado pelo Programa de Ciências e Tecnologias Espaciais, afirmou que, agora, todos carregam “a responsabilidade de continuar o legado de excelência e inovação que define o ITA”.
Durante o ato, também foi entregue o Prêmio Professor Marco Antonio Guglielmo Cecchini, conferido à melhor tese de doutorado e à melhor dissertação de mestrado. O formando Felipe de Oliveira Simoyama, que em 2023 defendeu a tese de doutorado intitulada "Location Models to Optimize Flood Monitoring Networks”, recebeu a honraria, assim como o formando Lucas Coelho e Silva, que em 2023 defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Flight Data Analytics for Anomaly Detection in Flight Operations”.
A Pós-Graduação no ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é reconhecido como precursor da Pós-Graduação em Engenharia no Brasil, criada em 1961. Ao longo dos anos, contabilizando-se os formandos de 2024, o ITA já formou 1.072 doutores, 4.033 mestres e 1.496 mestres profissionais.
Atualmente os programas de Pós-Graduação em mestrado e doutorado oferecido no ITA são: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Física, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Espaciais (em associação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv)) e Pesquisa Operacional (em associação com a Universidade Federal de São Paulo -Unifesp). Existe ainda um programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais realizado transversalmente aos programas regulares, abrangendo as áreas de Guerra Eletrônica, Comando e Controle, Sistema de Armas e Análise Operacional, aplicados ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e outras Forças Armadas.
Os cursos de mestrado profissional oferecidos pelo ITA são: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada, Computação Aeronáutica e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: ITA, por ACS