Sargento do GSD-SJ participa de curso de Patrulhamento Tático com Motocicletas Programa ROCAM na PM-SP
No dia 28 de junho de 2024, o 2º Sargento Thiago do Nascimento Dias, do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) parte integrante do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), formou-se no Curso de Policiamento com Motocicletas Programa ROCAM III/24, no 2° Batalhão de Polícia de Choque "Marechal Mascarenhas de Moraes" da Polícia Militar de São Paulo (PMSP).
A parceria entre as Forças Armadas e Forças Auxiliares de SP é de suma importância para a segurança pública no Estado de São Paulo. O curso teve início no dia 3 de junho de 2024, totalizando 26 dias letivos de aulas teóricas e práticas. Sob a finalidade de realizar o patrulhamento tático com o auxilio de motocicletas no policiamento ostensivo para apoio operacional.
Escolhido como destaque padrão e orador da 3ª Turma ROCAM de 2024, o Sargento Nascimento destacou a oportunidade de ter feito parte do curso e adquirido mais conhecimento e ficou honrado em ter sido escolhido para representar o turno. "Obrigado por terem confiado em mim este momento tão importante para proferir algumas palavras precisas que tentam expressar o nosso pensamento, nossas experiências, vivências e profícuo período de aprendizado para servir de reflexão na nossa nova jornada", mencionou o militar.
Sobre o Curso
A Polícia Militar criou o programa de policiamento com motocicletas que, com base na inteligência policial, é empregada principalmente nos grandes corredores de trânsito dos municípios mais populosos, bem como nas áreas de interesse de segurança pública dos municípios do estado, segunda a análise e o estudo das variáveis indicadoras de criminalidade e outras, como reportagens veiculadas na imprensa e informações obtidas junto à comunidade, de tal forma que reforce a sensação de segurança e otimize a ação preventiva.
O programa é desenvolvido em três modos de atuação, determinados em função da demografia e urbanização do município: Patrulha dedicada à via; Patrulha atuando por área, e Policiamento integrado com motocicleta.
Destaca-se a elevada complexidade do curso no que tange a maneabilidade de motocicletas nos mais diversos tipos de terreno e o elevado grau técnico nos procedimentos de abordagem e acompanhamento Tático.
Foto: GSD, por ACS
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: Arquivo Pessoal