No dia 17 de julho de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita de integrantes da Turma CONTACTO, composta pelos jovens que ingressaram no primeiro ano da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 1965 e pelos jovens que foram incorporados a turma em 1968 na Academia da Força Aérea (AFA) com seus familiares.
A Turma CONTACTO realiza encontro anuais e neste ano escolheram visitar o DCTA para apresentar aos filhos e netos o berço do setor aeroespacial nacional. Entre os veteranos estavam o Major-Brigadeiro do Ar Wilmar Terroso Freitas e o Brigadeiro do Ar Carlos Alberto de Carvalho Fagundes.
“Parte da turma pertenceu ao DCTA, na época, muitos participaram como pilotos de prova em projetos de aeronaves, enfrentando grandes desafios para consolidar os trabalhos do Departamento. Estar aqui hoje com nossas famílias tem um significado muito especial, pois fazemos parte da história da Força Aérea Brasileira (FAB)", destacou o Brigadeiro do Ar Fagundes.
A comitiva de veteranos da FAB foi recebida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, representando o Diretor Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), onde recebeu uma lembrança da Turma CONTACTO.
"Sou de Barbacena de 83, então estamos colhendo o legado que os senhores implantaram na Força Aérea. É uma oportunidade única para agradecermos por tudo que recebemos, pois a Força Aérea é hoje o resultado do trabalho de muitas mãos que nos precederam", comentou o Major-Brigadeiro David.
Os veteranos e seus familiares tiveram a oportunidade de explorar o acervo do MAB e, em seguida, visitaram o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IAOp, por Sgt Neves