O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 19 de julho de 2024, a cerimônia alusiva ao 151º Aniversário de Alberto Santos Dumont. Consagrado patrono da Aeronáutica Brasileira em 4 de novembro de 1984, o Pai da Aviação destacou-se por idealizar, produzir e testar inúmeros inventos.
A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Prestigiaram o evento as seguintes autoridades: o Ex-Diretor do DCTA, o Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva; o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; Major-Brigadeiro do Ar Walacir Cheriegate; Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; Ex-Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Doutor Fernando de Mendoça, além de Oficiais-Generais de ontem e hoje, Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Pró-Reitora de Administração do ITA, Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos, o Graduado Master da GUARNAE-SJ e representantes das Forças Armadas, Auxiliares e representantes de empresas da região do Vale do Paraíba.
Na cerimônia, 27 homenageados foram condecorados com a Medalha "Mérito Santos-Dumont" entre eles personalidades de SJC, o Presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, Jeferson de Lima Cheriegate e o Presidente e CEO da EMBRAER-X, Daniel Moczydlower, militares e servidores civis da GUARNAE-SJ. Criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, a comenda é destinada a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, tenham sido julgados merecedores.
Na leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi enaltecido não apenas o legado de Santos Dumont, mas também o do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, cuja visão inovadora foi fundamental como idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e neste ano comemoramos 120 anos do seu nascimento.
“Sua genialidade e capacidade de antever as rotas do progresso, ainda no seu tempo, permitiram ao Brasil criar uma das mais promissoras atividades econômicas da história contemporânea: a indústria aeroespacial. influenciado por Santos-Dumont e suas ideias preditas, contidas no livro “O que vi, o que veremos”, bem como convicto de que, para o exitoso desenvolvimento da indústria brasileira, imprescindível seria o investimento em capacitação, Casimiro Montenegro Filho teve germinada, em sua mente brilhante, a criação de uma instituição de excelência, voltada à formação de engenheiros de alto nível. surgia, assim, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1950, figurando Casimiro como protagonista dessa memorável iniciativa”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.
Um dos agraciados na cerimônia foi o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi. Natural de São José dos Campos (SP) e Engenheiro Aeronáutico formado pelo Instituto na turma de 1982, assumiu o cargo em janeiro deste ano. "Receber esta medalha, que leva o nome de um herói nacional, vanguardista e símbolo de inovação e patriotismo, é uma honra indescritível. Espero, com o meu trabalho e de todos que compõem o ITA, continuar nossa missão de promover o desenvolvimento nacional por meio da Ciência, Tecnologia, Ensino e Pesquisa", pontuou.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: PASJ, Ten Daniela Camargos, IEAV, por Sgt Eduardo, IAOp, por Sgt Neves e IFI, por S2 Lima