Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > MAB recebe visita de 300 estudantes de diversas partes do Brasil
Início do conteúdo da página

No dia 26 de julho de 2024, cerca de 300 estudantes participaram de uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) como parte da Semana EAT (Escola Avançada de Tecnologia), promovida pelo Instituto Alpha Lumen (IAL).

A visita guiada ao MAB integrou as atividades de vivência científica e tecnológica, proporcionando aos estudantes a oportunidade de conhecer a história do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e explorar o acervo do memorial, que está distribuído nas seguintes áreas: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

    

Os visitantes foram divididos em três turmas para participar das seguintes atividades programadas no MAB: uma palestra sobre os benefícios da era espacial, com o Professor Doutor José Bezerra Pessoa Filho; uma explanação sobre os aviões expostos, conduzida pelo Capitão Engenheiro Carlos Henrique Souza, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e, por fim, uma visita guiada pelo acervo do memorial com o Sargento R1 Armando Luiz Romeiro Vargas.

"A visita dos participantes da SEMANA EAT ao MAB foi importante porque traz referência sobre a capacidade e competência brasileira para a tecnologia e inovação. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a rica história da aviação e da exploração espacial, o que ampliou suas perspectivas sobre o impacto da ciência e da tecnologia no Brasil e no mundo. Essa experiência não só despertou a curiosidade e a paixão pelos campos aeroespaciais, mas também inspirou os jovens a sonharem grande e a se dedicarem a seus estudos com ainda mais empenho”, comenta a presidente e fundadora do Instituto Alpha Lumen, Nuricel Aguilera.   

         

Maria Viviane Laila Silva Santos, da Escola Estadual de Ensino Profissional José Vidal Alves, da cidade de Canindé (CE), vivenciou sua experiência enriquecedora ao visitar o MAB após sua equipe ganhar a medalha de prata na 3° Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). Durante a visita, ela expressou seu entusiasmo pelo conhecimento adquirido na área militar, observando mísseis, bombas, aviões e foguetes, e destacou a importância de ver na prática o que aprendeu teoricamente, com as palestras e oficinas. "Para mim, está sendo muito interessante, porque antes eu vivia em uma realidade diferente e não conhecia muito sobre essa parte da tecnologia. É surreal perceber o quão grandiosa é essa área," afirmou Viviane.

Sobre o Instituto Alpha Lumen e a Semana EAT

O Instituto Alpha Lumen (IAL), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, promoveu, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT-Brazil), a 3ª Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), entre os meses de março e julho de 2024.

A OBT contou com a participação de 5.505 estudantes, provenientes de 664 escolas de todos os estados do Brasil e o Distrito Federal (DF), organizados em 962 times. Ao todo, foram premiados 126 times em várias categorias, abrangendo tanto escolas privadas quanto públicas de Ensino Médio, além de equipes do Ensino Fundamental.

A terceira edição da OBT envolveu diversos parceiros e instituições de renome, atraindo um grande número de escolas públicas e privadas de todo o país. Dando continuidade a este projeto, realizamos a Semana EAT (Escola Avançada de Tecnologia), entre os dias 23 e 26 de julho de 2024, em São José dos Campos (SP). O evento, que reuniu cerca de 500 estudantes e 100 professores de 17 estados do Brasil, além de representantes de times medalhados na OBT, ofereceu uma ampla gama de atividades relacionadas à OBT. Entre essas atividades estavam vivências científicas e tecnológicas em instituições de referência, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB), o Museu Interativo de Ciências (MIC), o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT-SJC) e a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), além de oficinas na Escola de Aplicação da Alpha Lumen.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Ten Alessandra Borges e Instituto Alpha Lumen

Fim do conteúdo da página