Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Diretor-Geral do DCTA recebe Medalha do Centenário da Polícia Militar do Interior
Início do conteúdo da página

No dia 19 de agosto de 2024, o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi agraciado com a Medalha 1º Centenário do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior - “General Júlio Marcondes Salgado”. A cerimônia, realizada em Taubaté-SP, no 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (5º BPM/I), teve como objetivo reconhecer a destacada atuação do Diretor-Geral do DCTA e sua significativa contribuição para o fortalecimento da unidade militar.

Durante a solenidade, o Comandante do Policiamento do Interior 1, Coronel PM Luiz Fernando Alves, destacou a relevância da homenagem, enfatizando o valor da medalha para a corporação. "A medalha que o senhor recebeu hoje é um símbolo de grande valor para nós e vossa presença nos honra, poder fazer a entrega dessa condecoração ao senhor é muito significativa para nós", declarou o Coronel Alves.

O Tenente-Brigadeiro Medeiros ressaltou o significado especial da Medalha do Centenário do 5º BPM, enfatizando que esta é a primeira condecoração que recebe da Polícia Militar ao longo de sua carreira. Também destacou que, apesar de já ter servido em várias Organizações Militares, essa medalha possui um valor único para ele e expressou sua profunda gratidão ao Tenente-Coronel Rodrigo e a toda a equipe do batalhão pela comenda tão significativa e assegurou que a Força Aérea estará sempre à disposição.

Ao término da solenidade, o Diretor-Geral do DCTA conheceu as dependências do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, acompanhado pelo Coronel PM Luiz Fernando Alves, e pelo Comandante do 5º BPM/I, Tenente-Coronel PM Rodrigo dos Santos Iacovantuono.

 Sobre a Medalha 1º Centenário do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior - “General Júlio Marcondes Salgado”

A Medalha 1º Centenário do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior – “General Júlio Marcondes Salgado” foi instituída pelo decreto nº 54.100, de 12 de março de 2009, com a finalidade de condecorar personalidades militares, civis, entidades públicas ou particulares que, por sua excepcional atuação, tenham contribuído para engrandecer o 5º BPM/I ou se destacado pela prática de atos relevantes em benefício do povo paulista. A honraria busca reconhecer aqueles que, ao longo dos 127 anos de existência deste histórico batalhão, colaboraram para o sucesso operacional e os excelentes resultados obtidos junto à comunidade.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges e Ten Daniel Ranna
Foto: DCTA, por Sgt Neves

Fim do conteúdo da página