No dia 03 de setembro de 2024, o Diretor Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, participaram da cerimônia alusiva ao 38º Aniversário de Recriação da Aviação do Exército, no Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté - SP, atualmente comandado pelo General de Brigada Fabio Serpa de Carvalho Lima.
O Tenente-Brigadeiro Medeiros e o Major-Brigadeiro David fizeram parte do seleto grupo de personalidades que foram agraciadas com a Medalha do Mérito Aviação do Exército.
A cerimônia contou com a presença de várias autoridades como o Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Lourival Carvalho Silva; o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves; o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Achilles Furlan Neto; o Comandante Logístico, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa; o Secretário de Economia e Finanças, o General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro; o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha; o Antigo Comandante de Aviação do Exército, o General de Exército R1 Francisco Carlos Modesto.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o General Carvalho Lima, recordou figuras históricas e importantes para a evolução da Aviação do Exército e agradeceu ao espírito de cooperação e apreciação pelo trabalho em equipe da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).
“Assim, em reconhecimento às dificuldades superadas, incertezas e sobretudo ao devoto e comprometido servir, outorga-se hoje a Medalha do Mérito Aviação do Exército aos que se dedicaram à nossa aviação. Parabéns aos agraciados. Estendo essa assertiva aos irmãos de armas da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, que tanto cooperaram e cooperam conosco no desafio que é voar fazer voar”, disse o Comandante do CAvEx.
O Comandante Militar do Sudeste, em seu discurso, expressou profundo orgulho em ter o Comando de Aviação do Exército. "É um orgulho muito grande, uma honra pessoal e profissional poder comandá-los. Tenho plena ciência de que tudo que ocorre aqui é fruto da abnegação e competência, desde o soldado mais moderno até o seu comandante. Sintam-se todos abraçados pelo seu comandante," afirmou o General.
Ao término da formatura, em reconhecimento ao inestimável apoio prestado pela Marinha do Brasil (MB) e pela Força Aérea Brasileira (FAB) nas fases iniciais de implantação da nova aviação da Força Terrestre, a tropa entoou a Canção Cisne Branco e o Hino dos Aviadores.
Medalha do Mérito Aviação do Exército
Instituída em 30 de maio de 2022, é destinada a premiar os militares aeronavegantes do Exército Brasileiro, da ativa ou na inatividade, que tenham se destacado pelo excelente desempenho funcional, irrepreensível conduta civil e militar, bem como pelos bons serviços prestados em organizações militares da Aviação do Exército ou em funções especificamente ligadas à Aviação do Exército. A condecoração poderá ser concedida, também, aos militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, das Forças Auxiliares ou civis, mesmo que não aeronavegantes, que tenham se destacado no relacionamento profissional e prestado relevantes serviços à Aviação do Exército.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges e Ten Daniel Ranna
Foto: DCTA, por Sgt Neves