No dia 03 de setembro de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) - MS.
O grupo, formado por 48 alunos e 5 monitores, tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) para uma visita guiada pelos cinco ambientes: Defesa, Aeronáutica, Espaço, Ensino e Pesquisas Avançadas.
Em seguida, a comitiva visitou o Instituto de Tecnológico Aeronáutica (ITA) para conhecer o Centro Espacial ITA (CEI) que é responsável pela capacitação de recursos humanos, bem como pela pesquisa e desenvolvimento no setor espacial no âmbito do Ministério da Defesa. Logo após a comitiva dirigiu-se ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para conhecer a Divisão de Aerodinâmica, Controle e Estruturas (Túnel de Vento) e, para encerrar a visita, conheceram as instalações do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
Para o aluno do Colégio Militar de Campo Grande, Daniel Lima Pimentel de Freitas, estudar neste colégio é uma grande oportunidade para quem sonha seguir a carreira militar e visitar o DCTA foi uma mistura de empolgação, curiosidade e admiração.
"Eu realmente achei incrível! Visitar um centro de alta tecnologia e inovação proporciona uma experiência inspiradora e fascinante. Aqui saem grandes projetos, e isso é algo grandioso e de valor inestimável para nós. Estou achando muito interessante ter essa oportunidade, algo que só o Colégio Militar pode nos proporcionar", disse Pimentel.
Sobre o Colégio Militar de Campo Grande
O Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) foi criado pela Portaria Ministerial nº 324, de 29 de junho de 1993, que na época tinha como Ministro do Exército o General de Exército Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena. A instituição iniciou suas atividades escolares em 6 de fevereiro de 1995, nas instalações do antigo quartel-general da 9ª Região Militar (o tradicional “Casarão”), situado à Avenida Afonso Pena, no centro da cidade.
Seu primeiro comandante foi o Coronel José Maria de Souza Nunes que, com sua equipe de pioneiros, teve a nobre missão de implantar o Colégio na cidade, ocupando inicialmente o “Casarão”, ao mesmo tempo em que gerenciava a construção das instalações definitivas na Avenida Presidente Vargas nº 2800, no bairro Santa Carmélia, concluída em 24 de janeiro de 1997.
O CMCG é, como integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil, referência para a comunidade discente e docente sul-mato-grossense, além de se destacar nacionalmente pelo ensino de qualidade, honrando o lema “Docens ad Exitum”, ou seja, Educando para o Sucesso.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por S1 Vitor Costa