Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Força Aérea recebe mais um KC-390, um grande reforço à sua frota, em sua versão com Capacidade Operacional Completa
Início do conteúdo da página

No dia 26 de setembro de 2024, a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), por meio de seu Grupo de Acompanhamento e Controle (GAC-PAC), celebrou um passo significativo para elevar a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira (FAB). Na sede da empresa Embraer, em Gavião Peixoto, foi recebida a aeronave KC-390, matrícula FAB 2859, com o pacote completo de sistemas e aviônicos, passando a compor a frota do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte, o Esquadrão Gordo.

Conforme as palavras do representante do Esquadrão Gordo, Major Aviador Vaz: “É uma grande honra para nós finalizarmos o recebimento do FAB 2859, a primeira aeronave do 1º/1º GT com configuração Final Operational Capability (FOC), o que reforça as capacidades já estabelecidas no nosso esquadrão. A incorporação dessa matrícula fortalece ainda mais nossa prontidão operacional, oferecendo mais um vetor para o cumprimento das missões com maior flexibilidade e eficiência. Assim, seguimos firmes em nosso compromisso de desempenhar nossas funções com competência, servindo à nação e ao povo brasileiro com dedicação e excelência".

O evento de recebimento contou com a participação sinérgica de diversas instituições que desempenham papéis cruciais no desenvolvimento e operacionalização da aeronave: Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), 1º Grupo de Aviação de Transporte (1º/1º GT), bem como do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), evidenciando a importância da logística e do suporte para a manutenção na operação do KC-390. 

Segundo o piloto do IPEV,  Major Aviador Peixoto, “é uma honra participar do recebimento do KC-390 FAB 2859, em sua versão Final Operational Capability. Essa aeronave representa um marco para a Força Aérea Brasileira, com sua versatilidade e tecnologia de ponta, sendo fundamental para missões estratégicas e logísticas. O KC-390 fortalece a capacidade de defesa e resposta rápida do Brasil, tanto em território nacional quanto em operações internacionais. Além disso, sua capacidade de transporte, reabastecimento, evacuação aeromédica, ressuprimento aéreo e combate contra incêndio, reforça nosso papel humanitário e de soberania da pátria. A FAB está pronta para enfrentar novos desafios com este vetor aéreo de altíssima capacidade”.

Este cenário é fruto de uma parceria estratégica entre a FAB e a indústria nacional, que consolida o Brasil como uma potência no setor aeronáutico, com uma Força Aérea moderna e preparada para enfrentar os desafios internos e externos. A eficiência e a eficácia em suas operações com a incorporação do KC-390 extrapolam os benefícios em termos de soberania nacional, representando também uma vitrine para novas parcerias internacionais e propiciando, assim, a abertura de novos mercados para a indústria nacional.

Fonte: GAC-PAC, por  Major Intendente Barcellos
Fotos: Embraer

Fim do conteúdo da página