Projeto Pedagógico encanta efetivo militar da GUARNAE-SJ e pais dos alunos
No dia 1º de outubro de 2024, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, participou do encerramento do projeto pedagógico da Escola Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho de educação infantil, carinhosamente conhecida como "Pequenópolis". O Diretor-Geral foi recebido pelo Chefe do GAP-SJ, Coronel Intendente Carlo Rodrigo Barreto Barboza, e pela Diretora da Escola, Tenente Pedagoga Amanda Sene Rosa da Motta. Também estiveram presentes o Vice-chefe do GAP-SJ, Tenente-Coronel Intendente Wagner de Almeida Vitória, além de familiares dos alunos.
Intitulado "DCTA - Descobrindo e Conhecendo Tudo Aqui", o projeto foi desenvolvido por docentes em colaboração com os pais e alunos. A iniciativa foi especialmente significativa neste ano, em que se comemoram os 120 anos do nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, Patrono da Engenharia Aeronáutica e idealizador do DCTA e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O projeto proporcionou aos alunos uma imersão na vida e no legado de Montenegro, conectando temas de interesse das crianças com atividades práticas.
"Este projeto pedagógico é uma verdadeira ponte para o futuro, proporcionando às crianças não apenas conhecimento, mas também a oportunidade de sonhar e acreditar em suas próprias potencialidades. Nossos professores desempenham um papel crucial nesse processo, cultivando a paixão e o interesse dos alunos em diversas áreas e profissões. Ao investirmos na educação e no desenvolvimento dessas crianças, estamos, sem dúvida, moldando um futuro promissor para nossa sociedade", destacou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
A Diretora da Escola, Tenente Amanda, agradeceu a presença de todos: "Nos sentimos honrados e prestigiados com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, do Chefe do GAP-SJ, Coronel Barreto, do Vice-chefe do GAP-SJ, Tenente-Coronel Wagner, e das famílias e convidados, validando todo o nosso trabalho para a aprendizagem e desenvolvimento das nossas crianças."
Ela também ressaltou que o projeto foi fundamentado nos princípios educacionais da Escola, promovendo brincadeiras, interação e investigação. Com isso, as crianças, que representam o futuro da nação, plantaram sementes de curiosidade e pesquisa, vislumbrando um futuro repleto de novos cientistas inovadores e cidadãos conscientes.
Para adaptar o tema de acordo com a faixa etária de cada turma, os professores ouviram os interesses das crianças e dividiram o trabalho da seguinte forma: Infantil 1 A e B explorou as aves e árvores frutíferas do campus, estimulando a curiosidade sobre a natureza; Infantil 2 A estudou Santos Dumont, com ênfase em aviões, relacionando o interesse dos alunos com a história da aviação; Infantil 2 B focou na importância da educação e o legado de Santos Dumont com o tema "Nossa Escola"; Pré 1 A investigou torres de controle do espaço aéreo, promovendo curiosidade sobre a aviação e sua infraestrutura; Pré 1 B descobriu o Sistema Solar e foguetes, conectando as crianças ao que é desenvolvido no DCTA; Pré 2 A aprofundou-se em "Aventuras nos Céus", ligando mitologia, história da aviação e a relevância da indústria aeronáutica; e Pré 2 B abordou o "Sonho de Montenegro", enfatizando a formação de engenheiros e a importância do ITA para a realização de sonhos futuros.
"Minha filha participou do Projeto de Aves do DCTA e ficou fascinada ao descobrir a casa do João-de-Barro. Ela percebeu como a criatividade pode transformar o mundo ao nosso redor, assim como Santos Dumont fez em sua vida. Essa experiência foi importante para o seu desenvolvimento, estimulando a imaginação e a curiosidade sobre o mundo", afirmou a Tenente Luana Daniele de Castro Fonseca, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
"O Projeto DCTA foi simplesmente lindo! De maneira lúdica, ensinou sobre aviação. Ver a interação das crianças com o tema e como elas aprenderam é algo que ficará na memória de todos. Parabéns a todos os envolvidos!", comentou a Tenente Kamyle Mylene Bastos Thompson, do Grupo de Saúde de São José dos Campos (GSAU-SJ).
"O evento demonstra a importância de atividades cívico-militares para despertar a consciência patriótica nas crianças. Nessa idade, tão jovens, é que os valores são construídos. Esses valores, que devem vir de casa e serem reforçados na escola, criarão raízes que sustentarão esses pequenos por toda a vida", reforçou o Sargento Michael César de Souza, do GSAU-SJ.
O evento foi encerrado com um desfile das crianças e contou com a participação de aproximadamente 152 alunos e seus professores. Os familiares, encantados e visivelmente emocionados, acompanharam tudo de perto.
A Banda de Música do DCTA abrilhantou o evento, elevando o espírito cívico presente durante a execução do Hino Nacional e do Hino dos Aviadores pelos alunos. Além disso, a participação da banda no desfile deu um toque especial, tornando a cerimônia uma experiência inesquecível para todos os presentes.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: GAP-SJ, por Sgt Peterson