Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA recebe o Colégio Militar do Estado de São Paulo
Início do conteúdo da página

No dia 8 de outubro de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita de aproximadamente 100 alunos do 9º ano do Colégio Militar do Estado de São Paulo (CMSP). Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer projetos que despertam a vocação para a carreira nas Forças Armadas e preparam os jovens para o futuro. O Comandante do Corpo de Alunos do colégio, Coronel Alex Sandro Barboza Ribeiro, destacou a importância dessa experiência: “Foi um momento de lançar a semente. Muitos alunos viam o ITA como algo intangível, mas agora tiveram a chance de pisar neste solo sagrado e abrir seus horizontes.” Ele também compartilhou a empolgação de sua filha, que sonha em ser astrônoma, ressaltando: “O primeiro passo para ela é pensar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e eu estou levando fotos para inspirá-la.”

O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) foi o ponto de partida, onde assistiram a um vídeo sobre a história do DCTA. Em seguida, conheceram o acervo do MAB. Depois, seguiram para o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) quando conheceram o Laboratório de Preparação e Integração, o Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação e o Túnel de Vento. Já no ITA estiveram nos seguintes laboratórios: ITAndroids, o Laboratório de Pesquisa em Concepção de Sistemas Complexos (CONCEPTIO) e o Laboratório STEM2D. No Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEv), foram apresentados as aeronaves T27 e Phenon.

Alunas compartilharam suas impressões sobre a experiência, que não apenas ampliou seus conhecimentos técnicos, mas também lhes proporcionou ter uma visão mais abrangente sobre oportunidades de ingresso nas carreiras das Forças Armadas. Ressaltaram a importância desse contato direto com o ambiente militar e como isso influenciou suas perspectivas futuras.


 “Vou começar falando sobre a importância dessa visita, que ampliou muito mais o que eu quero para o meu futuro. Aqui, pude ver as possibilidades e oportunidades que existem, especialmente porque a maioria dos militares vieram de colégios militares, então estou seguindo esse caminho. Achei tudo muito interessante; é um lugar bonito e tudo é muito legal”, disse Daniela Cristina Vieira.

 “Este é um lugar incrível e as pessoas são muito receptivas. Gostei principalmente de conhecer a história da Embraer, que começou aqui no ITA e de ver coisas como o túnel de vento. Muitas pessoas acham que, para ter sucesso em grandes projetos, é preciso sair do Brasil, mas o ITA prova que temos instituições de excelência aqui em nosso País. É um ótimo lugar e eu gostei bastante da experiência”, frisou Giovanna Abrel Di Blasi.

Sobre o Colégio Militar de São Paulo

O Colégio foi criado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.694, de 8 de outubro de 2018. O dia 29 de agosto de 2019 marca a ativação do seu Núcleo, quando o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, unidade tradicional na formação de Oficiais Combatentes Temporários do Exército Brasileiro, recebeu os primeiros militares para integrar a Divisão de Ensino e o Corpo de Alunos do CMSP. Nascia, nessa data, o 14º integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Atualmente, o Colégio conta com 486 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de 76 profissionais de ensino, e 3 militares da Marinha do Brasil, 3 militares da Força Aérea Brasileira e 1 militar da Polícia Militar do Estado de São Paulo que integram o Corpo de Alunos, contribuindo para a formação dos alunos sob os valores, costumes e tradições da Força Terrestre.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por S1 Vitor Costa

Fim do conteúdo da página