Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Assessores Jurídicos do DCTA participam do Curso de Prática de Ensino Itinerante
Início do conteúdo da página

De 07 a 11 de outubro de 2024, a Assessoria de Apoio Jurídico (AAJ), com o apoio da Universidade da Força Aérea (UNIFA), promoveu o “Curso de Prática de Ensino Itinerante” no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

O curso tem como proposta oferecer aos militares de diferentes especialidades, que buscam aperfeiçoamento, uma formação sólida e prática, preparando-os para enfrentar os desafios da sala de aula com competência e criatividade.

Segundo a coordenadora do curso, a Tenente Pedagoga Tarcilia Ramalho Ferreira, o objetivo é fornecer conhecimentos essenciais e desenvolver habilidades necessárias para o exercício da docência. “Os participantes tiveram a oportunidade de explorar conteúdos cruciais para a prática docente, com foco no planejamento de aulas e na aplicação de técnicas de apresentação em sala de aula. Entre os tópicos abordados, destacam-se o planejamento pedagógico, que inclui a estruturação de conteúdos e metodologias de ensino, e o desempenho docente, com ênfase em estratégias eficazes de comunicação e interação com os alunos”, explicou a Tenente Ramalho.

O curso de CPE — Curso de Prática de Ensino Itinerante — propõe-se a desenvolver competências essenciais para o planejamento e a execução de atividades de ensino. Nesse contexto, a Tenente Rafaela Faustino Prado, adjunta ao Chefe da Seção de Investigação e Justiça do DCTA, compartilha suas expectativas sobre o curso e como ele poderá impactar sua atuação na Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

“A expectativa ao longo do curso de CPE é que possamos desenvolver competências práticas para planejar, conduzir e avaliar atividades de ensino, além de aprimorar habilidades de comunicação e gestão de turma. Esses conhecimentos serão aplicados no ambiente de trabalho para criar aulas dinâmicas e adaptadas às necessidades, contribuindo para as instruções a serem ministradas na GUARNAE-SJ e promovendo um aprendizado eficaz do efetivo”, disse a Tenente Rafaela.

Para a assessora jurídica Tenente Mariana Mattos Gonçalves, participar deste curso representa uma oportunidade valiosa para desenvolver suas habilidades de ensino. “O curso de prática de ensino me ofereceu uma compreensão mais aprofundada das metodologias pedagógicas e das abordagens inovadoras aplicáveis às instruções militares. O curso me ajudou a adotar uma postura reflexiva em minha prática, essencial para meu crescimento contínuo como instrutora, aprimorando minhas habilidades de ensino”, afirmou a Tenente Mariana.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: ICE, por ACS  e arquivo pessoal

 

Fim do conteúdo da página