Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Evento reúne engenheiros formados no ITA para fortalecimento de laços e renovação de tradições
Início do conteúdo da página

Semana das Origens aconteceu durante quatro dias no DCTA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu, entre os dias 17 e 20 de outubro, um evento tradicional, realizado desde 1981 pela Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), e que este ano foi chamado de Semana das Origens. O encontro reuniu ex-alunos formados ao longo das últimas décadas, com o objetivo de fortalecer os laços e dar continuidade às tradições desenvolvidas durante os anos de formação. A programação incluiu workshops, oficinas e momentos confraternização, criando oportunidades para interação entre os participantes.

No sábado (19), foi realizada uma solenidade com a participação do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, da Vice-Reitora, Professora Doutora Emilia Villani, e da Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, além de vários Iteanos e seus familiares.

      

O evento também foi transmitido ao vivo pela internet, na página da AEITA, sendo acompanhado por centenas de pessoas. O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, afirmou durante o evento que "a formação de engenheiros no ITA é essencial para a pesquisa e desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação”. “A governança do DCTA se baseia na proximidade com a gestão dos institutos. Destaco que, apesar de termos cinco institutos, nenhum é mais importante que o outro, e todos se complementam. É fundamental que exista a interação com associações para construir pontes e aprimorar continuamente o nosso ITA”, completou.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto na Turma 82, também celebrou o sucesso do evento e disse que “o verdadeiro espírito Iteano está além do período de formação e se fortalece a cada reencontro com os colegas de trajetória”. “O ITA está sempre de portas abertas para que as turmas se reúnam e, assim, inspirem os atuais alunos a seguir as tradições que tornam a formação voltada para algo além do conhecimento técnico, mas também social e cidadão”, comentou.

Neste ano, a AEITA comemora 70 anos de existência, trabalhando continuamente para apoiar a comunidade de alunos e ex-alunos, e também o próprio Instituto. O presidente, Alex Pereira, formado em Engenharia da Computação pelo Instituto na Turma 04, apontou que “o ITA acolhe ex-alunos que se apaixonam por suas ideias e as tornam realidade”. “Cada história de sucesso é construída por pessoas altruístas que se dedicam a um tema ou causa, e essa paixão é o que transforma ideias em ações concretas. Ao refletir sobre a AEITA, percebo que, embora seja uma associação de engenheiros formada por ex-alunos do ITA, seu significado vai além do trivial", disse.

HOMENAGENS

Durante a Semana das Origens, uma versão estendida do Sábado das Origens, condecorações foram entregues, incluindo a outorga do título de Sócio Emérito da AEITA, reservado a personalidades que se destacaram na prestação de serviços relevantes ao país. Este ano, foram homenageados Fernando de Mendonça, Iteano da Turma 58 e fundador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Nicolau Arbex Sarkis, Iteano da Turma 92 e fundador do Poliedro Educação; e Tales de Sá Cavalcante, Diretor-Superintendente da Organização Educacional Farias Brito.

       

O Prêmio Newton de Matos Pitombo foi concedido ao engenheiro Roberto Gregori Júnior, Iteano da Turma 78, por sua significativa contribuição aos alunos do ITA em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Já Luís Carlos Affonso, Iteano da Turma 82 e Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, foi agraciado com a Medalha Montenegro, honraria concedida por votação da comunidade iteana. “É uma grande honra receber essa medalha, que carrega o nome do Marechal Montenegro, um homem excepcional, cujo legado transcende as estruturas físicas, mantendo vivos os valores de excelência e Disciplina Consciente”, declarou Affonso em seu agradecimento.

                               

Fonte: ITA, por Ten Leonardo e DCTA, por Ten Alessandra Borges
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: DCTA, por Sgt Neves

Fim do conteúdo da página